Ministro Patrus Ananias agora é cidadão
honorário de São Gonçalo (RJ)

 

Bruno Spada/MDS  

Nascido em Bocaiúva (MG) e com residência em Belo Horizonte, onde foi vereador e prefeito, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, é o mais novo cidadão de São Gonçalo, Município de 1 milhão de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro. O título foi entregue na noite desta terça-feira (11/8), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, com a presença da prefeita Aparecida Panisset, do prefeito de Nova Iguaçu., Lindberg Farias, e do deputado estadual, Rodrigo Neves.
A homenagem prestada pela Câmara de São Gonçalo é de autoria do vereador Marlos Costa. A solenidade teve a participação de vários parlamentares da cidade, trabalhadores, coordenadores e usuários dos programas sociais, lideranças comunitárias e integrantes de organizações da sociedade civil. Com população de cerca de 1 milhão de habitantes, a segunda maior do Estado (atrás apenas da capital), São Gonçalo recebe, por ano, R$ 95,3 milhões em programas de assistência social, segurança alimentar e transferência de renda.

Os participantes do evento elogiaram o trabalho do ministro e enfatizaram a importância dos programas na melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias pobres do Município. Patrus Ananias listou

Ministro Patrus recebe o título de cidadão honorário entregue pelo vereador Marlos Costa  

cada ação do MDS em São Gonçalo. Ao mencionar a parceria da Pasta com a Prefeitura, o ministro destacou que isso resulta em “conquistas coletivas”.

Na cidade, 40 mil famílias são atendidas pelo Bolsa Família. Além disso, 9,4 mil idosos e pessoas com deficiência recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e 725 crianças estão no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Também há, em São Gonçalo, 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que recebem recursos do Ministério. Na área da segurança alimentar, os investimentos do MDS possibilitaram a construção de um Restaurante Popular, um Banco de Alimentos e seis Cozinhas Comunitárias.

Nesta terça-feira, foram abertas na cidade seis turmas do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) do Bolsa Família. Durante o seu discurso, o ministro Patrus Ananias afirmou que os investimentos em ações de geração de trabalho e renda para beneficiários do programa de transferência têm sido uma prioridade do governo. “Estamos priorizando as ações emancipatórias, possibitando que as famílias ganhem sua autonomia e possam viver com dignidade do seu próprio trabalho.”

É a segunda vez que o ministro recebe este tipo de homenagem no Estado do Rio de Janeiro. Em 2007, Patrus Ananias foi condecorado com o Título de Cidadão Honorário Fuminense e a Medalha Tiradentes, por iniciativa dos deputados Alessando Molon e Rodrigo Neves.

João Luiz Mendes

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021