Pesquisadores e estudantes podem participar do Prêmio Rosani Cunha

Inscrições da premiação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) podem ser feitas até o dia 24 de janeiro


Bruno Spada / MDS  

Pesquisadores profissionais e alunos de graduação que tenham estudos acadêmicos na área de desenvolvimento social – transferência de renda, segurança alimentar e nutricional, assistência social e inclusão produtiva – poderão participar do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social. As inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2010 no seguinte endereço eletrônico: www.mds.gov.br/premiorosanicunha. As cinco melhores pesquisas serão premiadas – sendo três na categoria profissional e duas na categoria estudante.

Além dos Estudos Acadêmicos, ainda serão selecionadas Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do DF - sendo quatro para governos estaduais ou do DF e oito para governos municipais.

As cinco melhores pesquisas serão premiadas – três na categoria profissional e duas na categoria estudante.  

As quatro melhores iniciativas da sociedade civil organizada também participarão da cerimônia da primeira edição do Prêmio Rosani Cunha - marcada para acontecer em março deste ano.

As práticas e estudos devem apresentar consonância com as ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – idealizador do prêmio, que tem como temática Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social e tem entre seus objetivos articular e integrar as reflexões e o debate sobre a questão do desenvolvimento social. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Os organizadores da iniciativa também desenvolveram o Observatório de Desenvolvimento Social, hospedado no Portal do MDS, com a finalidade de manter um arquivo dinâmico e acessível ao público sobre as experiências desenvolvidas no País e as iniciativas selecionadas pelo prêmio.

A seleção ocorrerá em três etapas e terá como análise os seguintes critérios:

  • I – Replicabilidade, que consiste na avaliação do potencial de implantação da prática ou da aplicação de sua metodologia em outros contextos;
  • II – Sustentabilidade, que significa uma avaliação da continuidade da prática, considerando seus objetivos e resultados ao longo do tempo;
  • III - Criatividade: uma análise da capacidade da prática em contribuir com soluções inovadoras para situações e problemas que se repetem ao longo do tempo, inclusive a adaptação de instrumentos para serem aplicados em novos contextos;
  • IV - Integração com outras políticas e programas;
  • V - Impacto na vida dos beneficiários ; e, finalmente,
  • VI - Participação e controle social: que consiste em verificar se há a participação da comunidade no planejamento ou execução da prática.

Mais informações sobre os critérios de seleção do Prêmio Rosani Cunha estão disponíveis em www.mds.gov.br/premiorosanicunha.

Fernanda Souza

Informações para a imprensa
Fernanda Souza
(61) 3433 -1070
ASCOM / MDS


   
Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021