Ministro Patrus Ananias defende pré-sal como instrumento de afirmação da soberania do País

Foto: ASCOM / MDS    

Em  Belo Horizonte, o ministro Patrus lembrou que todas as grandes
conquistas no Brasil se deram com a participação efetiva dos jovens

“Que o pré-sal seja cada vez mais um instrumento da soberania do nosso País e da emancipação do povo brasileiro”. Assim o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, encerrou sua participação no 38º Congresso do Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, realizado no último sábado (12/12), no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG).  Estavam no encontro mais de mil estudantes secundaristas de todo o Brasil que defendiam, em ato político, a vinculação de parte do fundo social do  pré-sal à educação.
           
Para o ministro, a UBES está no caminho certo ao vincular o petróleo à educação e ao projeto nacional. “Todas as grandes conquistas que tivemos no Brasil se deram com a participação efetiva dos jovens”, destacou ele, ao falar da importância do movimento estudantil para os interesses nacionais e para a consolidação dos direitos sociais e trabalhistas. O ministro falou também dos avanços sociais presentes hoje no País e que atingem diretamente os jovens, e dos desafios em relação à juventude. “O governo do presidente Lula é um marco. Estamos acabando com a fome e avançando muito na redução da pobreza, mas temos ainda muita estrada pela frente, especialmente com relação aos jovens das periferias das grandes cidades”.
           
Viçosa - 
Antes desse compromisso, em Viçosa (MG),  na última sexta-feira (11), o ministro Patrus Ananias havia se emocionado ao participar, como paraninfo, da formatura dos alunos de Direito da Escola de Estudos Superiores de Viçosa. “Dois dos cinco alunos que mais se destacaram no curso eram alunos do Prouni”, observou ele após a solenidade, referindo-se ao programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo a estudantes carentes.

 

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021