Mobilização em todo o País marca luta contra o abuso e
a exploração sexual de crianças e adolescentes

“Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”. Este é o tema de 2009 da campanha Esquecer é permitir e lembrar é lutar, que marca a mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de maio.

 

Bruno Spada / MDS


A campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, deste ano, será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (18/5), às 20h, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife (PE). Posteriormente, o lançamento ocorrerá também, ao longo da semana, em outras seis capitais - Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Belém. A coordenadora da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maura Luciane, participa do evento na capital pernambucana.


“O Ministério tem realizado um trabalho especial de enfrentamento a essa violência intolerável, com a implantação de uma rede socioassistencial que articula todos os gestores sociais”, afirma Maura Luciane referindo-se aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Esses centros, co-financiados pelo Ministério, fazem

Os CREAS fazem o atendimento a famílias que estejam passando por qualquer situação de violência, com uma equipe multidisciplinar.

o atendimento a famílias que estejam passando por qualquer situação de violência, com uma equipe multidisciplinar. Atualmente, são 1.054 CREAS no País, com recursos mensais repassados pelo MDS da ordem de R$ 24,4 milhões.

Tendo como símbolo uma flor - que lembra os desenhos da primeira infância - a mobilização é organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, apoiado pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e parceiros como o MDS e sociedade civil.

Durante o lançamento da campanha, em Recife, haverá a exibição do documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”, do cineasta Joel Zito*, que trata da temática da exploração sexual. O filme é uma tentativa de sensibilizar a população e os formadores de opinião e, também, desencadear um movimento espontâneo das pessoas na proteção de crianças e adolescentes.

Início - O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal n. º 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual como forma de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações que envolvam qualquer tipo de violência e criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade.

Desde a criação dessa Lei, a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

Brasília – Na capital federal, a data será lembrada com uma atividade que reunirá 500 crianças no Parque da Cidade, neste domingo (17). A partir das 9h, entidades ligadas ao tema farão apresentações culturais. Os frequentadores do parque serão convidados a aderir à campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, assumindo a responsabilidade contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Ana Soares

* Clique aqui para ler a entrevista concedida pelo cineasta Joel Zito, autor do documentário “Cinderela, Lobos e um Príncipe Encantado”

SERVIÇO

Lançamento da campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio / Participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Data: 18 de maio de 2009 (segunda-feira)
Horário: 20h
Local: Fundação Joaquim Nabuco, em Recife (PE)

Informações para a imprensa
Ana Soares / Aline Menezes
(61) 3433-1051 / 8143-4701 3433-1065
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021