Os beneficiários do Programa Bolsa Família - do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - e pessoas que estão em diversas situações de vulnerabilidade têm encontrado um importante apoio em Pompéia, Município de São Paulo. Foi criado na cidade, recentemente, o Espaço de Capacitação Profissional (ECAP), onde são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos.
O objetivo do ECAP, como já ficou conhecido entre os pompeianos, é garantir a melhoria da qualidade de vida por meio de capacitações que geram renda e reforçam a cidadania. O programa foi inaugurado no dia 30 de setembro de 2009 na Arena de Esportes & Eventos. “Nós não queremos oferecer assistencialismo. Queremos ver o desenvolvimento pessoal e profissional das famílias pompeianas”, declarou o prefeito Oscar Yasuda.
Idealizadora do projeto e primeira dama de Pompéia, Elizete Yasuda, que é também presidente do Fundo Social de Solidariedade, contou que a idéia surgiu durante visitas à população carente do Município, durante as quais foram constatadas as dificuldades e os desafios enfrentados para se aprender uma profissão.
O ECAP oferece cursos de corte e costura inicial e avançado; crochê e tricô; pintura em tecidos e em tela; artesanato em pedrarias; cabeleireiro; manicure e pedicure. O programa funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, e já conta com a participação de aproximadamente 230 pessoas.
A diretora da Divisão de Ação e Bem Estar Social de Pompéia, Fátima Borsari, mostra sua satisfação em ver concretizado este sonho. Segundo ela, o espaço de capacitação vai ao encontro das expectativas de muita gente. “Os participantes já estão colhendo frutos de seu aprendizado, vendendo os artigos que fabricam - roupas, bordados, chinelos e quadros. No caso de serviços – como os de cabeleireiro, manicure ou pedicure – os participantes do projeto fazem atendimento no próprio ECAP ou a domicílio”, comemora Fátima.
Empolgada, Sheila dos Santos Barbosa, uma das alunas, classifica como incrível sua participação nos cursos ministrados no Espaço de Capacitação Profissional. “Quero parabenizar toda equipe de profissionais envolvidos no projeto, os professores que têm paciência em ensinar, e destacar também a harmonia que temos entre nós, participantes”, se empolga Sheila. “Estamos sendo muito bem preparadas para enfrentar o mercado de trabalho”.
Em breve, os moradores de Pompéia vão poder contar também com os cursos de panificação, confeitaria e congelados. Os idealizadores do projeto estão dependendo apenas da liberação dos recursos do Fundo Social do Estado de São Paulo, com o qual possuem parceria.
Fernanda Lisboa
ASCOM / MDS
(61) 3433-1021 |