|
Parceria para fortalecer programas sociais reúne MDS, prefeitos e gestores sociais do Maranhão
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 90 prefeitos maranhenses e gestores de Assistência Social e de Segurança Alimentar estão reunidos, nesta quarta-feira (18/02), em São Luis, para debater a expansão, o controle e a gestão dos programas sociais no Estado
|
|
Handson Chagas - Secom (MA) |
|
Ao som do Hino Nacional, cantado e tocado em diversos ritmos regionais brasileiros, apresentado em um telão, começou nesta quarta-feira (18/02), em São Luis (MA), o Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional. Parceira foi a palavra utilizada por todos os convidados - entre eles, representando o MDS, as secretárias de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, e de Renda de Cidadania, Lúcia Modesto, além do diretor da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Marco Aurélio Loureiro - como fundamental para enfrentar o desafio da luta contra a fome e a pobreza, que passa por uma construção coletiva e troca de informações.
Para Ana Lígia Gomes, o Governo Federal trabalha para cumprir metas como diminuir a mortalidade infantil e garantir uma rede de proteção social à população.“Não há desenvolvimento econômico sem
|
desenvolvimento social e o governo mostra que essa integração é possível, afirma. A secretária ressalta o papel dos prefeitos de tentar reconstruir a vida das pesssoas, em parceira com os entes federados. “O prefeito é capaz de assumir esse compromisso e precisa, também, ficar atento aos editais do Ministério”, destacou Lígia.
Diante da carregada agenda de trabalho, a secretária Lúcia Modesto pediu a participação de prefeitos e gestores para o fortalecimento dos programas sociais. Entre elas, o Bolsa Família que, como ela lembrou, no Nordeste, atende 49% da população. “Agora, precisamos construir mais mecanismos de proteção”, concluiu.
A importância da discussão conjunta das políticas sociais foi destacada por Marco Aurélio Loureiro durante a mesa de abertura. Segundo ele, os programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome têm um grande impacto na economia, inclusive com a contratação de mão de obra, como é o caso da construção das cisternas. “Se não fosse a implementação das políticas sociais, nós estaríamos enfrentando a crise política com desvantagem,” enfatizou Loureiro.
A secretária do Desenvolvimento Social do Maranhão, Margarete Cutrim, convocou novos prefeitos e os reeleitos para o compromisso de consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ela considera imprescindível a participação da comunidade no planejamento e fiscalização para a estruturação dos programas sociais.
Ao final da solenidade de abertura, o governo estadual lançou o kit do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que contém um DVD, uma TV, teatro de fantoches, cds e dvds. Cada município receberá um kit para ser adaptado às atividades socioeducativas do programa que é executado em parceria com o MDS. Ainda durante a cerimônia, foi assinada uma parceria com 50 municípios maranhenses para a realização de projetos de inclusão produtiva.
O Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional, que termina na quinta-feira (19/02), contou ainda com a presença do presidente do CONSEA/MA, Miércio Roberth Lopes; do secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Aziz Santos; e da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Núbia da Luz Martins, entre outras autoridades.
Ana Soares
Informações para a imprensa
(61) 3433-1021
ASCOM / MDS
|