Laurivan de Sousa |
|
O Planseq Bolsa Família destinará 748 vagas no setor de turismo para beneficiários do maior programa de transferência de renda do País que moram em Natal (RN). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19/02), na capital potiguar, pela secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Lígia Gomes, durante a mobilização em torno do Plano Setorial de Qualificação Profissional para beneficiários do Bolsa Família na cidade.
A oficina reuniu cerca de 50 gestores municipais entre coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Postos do Sistema
|
Nacional de Emprego (Sine). Técnicos do MDS vão orientar os participantes para atender, apoiar e esclarecer as famílias beneficiárias do programa e informá-las sobre as ações do Planseq.
“Iniciativas como esta são a garantia dessa mão-de-obra no mercado de trabalho. A população do Bolsa precisa dessa qualificação”, ressaltou Ana Lígia. A secretária pediu o apoio de todos os envolvidos para fortalecer a rede de proteção social, especialmente abrindo as portas dos CRAS.
“A acolhida é fundamental nesse trabalho. Peço a colaboração de cada um de vocês para a mobilização dos beneficiários”, enfatizou Ana Lígia.
A secretária destacou a importância do Bolsa Família que, segundo ela, já conta com o reconhecimento de vários países interessados na implementação do programa.
“O Bolsa Família deu visibilidade a um povo invisível por ser uma ação que faz diferença concreta na vida das pessoas”, disse Ana Lígia citando o empenho e a determinação da ex-secretária de Renda de Cidadania, Rosani Cunha, que faleceu em um acidente automobilístico no final do ano passado.
Para o secretário Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Fabian Saraiva, as vagas do Planseq para o setor de turismo foram um presente para a cidade. “Turismo é mesmo a nossa praia”, comemorou. Fabian Saraiva falou aos gestores que é preciso a motivação de todos que trabalham na ponta para garantir a participação expressiva dos beneficiários.
Planseq Bolsa Família – O Planseq Bolsa Família é voltado para a qualificação profissional de homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. A capacitação para o setor de turismo em Natal vai oferecer cursos de cozinheiro, barman, churrasqueiro, recepcionista, camareira, atendente de viagem, entre outros. No total, serão oferecidas 30 mil vagas em qualificação na área de turismo em todo o Brasil (motivadas pela realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014).
Para se inscrever no Planseq Bolsa Família, é necessário ir a uma agência do Sine ou a um CRAS. No Sine, o interessado deve levar a carteira de identidade (RG), a carteira de trabalho e o Número de Identificação Social (NIS) ou PIS. Quem não tem carteira de trabalho, deve levar um documento de identidade (RG ou certidão de nascimento) e uma foto 3X4. Já no CRAS, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família ou o NIS. Depois, é só aguardar a convocação para os cursos. A participação não é obrigatória e o beneficiário não será excluído do Bolsa Família, caso opte pelos cursos.
Ana Soares
Ascom/MDS
(61) 3433-1051
|