Em Uberaba (MG), ministro Patrus Ananias destaca os avanços sociais que estão mudando "a cara do Brasil"

Bruno Spada


"O Governo Federal tem hoje um grande conjunto de políticas sociais que estão efetivamente mudando a cara do Brasil e melhorando a vida do nosso povo, especialmente os mais pobres e excluídos". Com esta fala, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, abriu palestra no Encontro de Prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que acontece nesta quinta-feira (19/02) na cidade de Uberaba (MG). O ministro apresentou os programas implementados pelo Ministério nas áreas de assistência social, segurança alimentar e transferência de renda para um público de mais de 400 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos da região.

Ministro Patrus Ananias participa do Encontro de Prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Patrus Ananias destacou que os municípios são parceiros importantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na efetivação dos programas sociais sob sua responsabilidade, como os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias,os Centros de Refêrencia em Assistência Social (CRAS) e mesmo os programas de transferência direta de recursos, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. "Queremos intensificar as parcerias com as prefeituras para que nos ajudem na correta aplicação dos recursos, na fiscalização devida e na focalização do Bolsa Família. Com isso, garantiremos que o dinheiro chegue efetivamente às famílias que estejam dentro dos critérios legais", enfatizou o ministro. Ele ressaltou que a assistência aos pobres hoje no país se insere no campo das políticas públicas - são políticas de Estado, permamentes, baseadas em parâmetros republicanos e não mais no mero assistencialismo.
 
Economia - Para o ministro Patrus Ananias, os avanços sociais, além de garantirem a "dimensão humana" da ação pública, tem também um viés prático."Estudos e pequisas recentes demonstram que nossas políticas impactam positivamente as economias locais e regionais. Estamos consolidando no País um grande mercado interno de consumo de bens e serviços básicos e isso está aquecendo a economia". Ele lembrou também a ênfase que o MDS tem dado à qualificação e à capacitação dos beneficiários do Bolsa Família, por meio do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), ações que permitem a emancipação dessas pessoas.

As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba receberam no último ano mais de R$ 300 milhões em repasses do MDS, beneficiando 672 mil pessoas. No Bolsa Família, são 50,8 mil famílias atendidas no Triângulo e 29 mil no Alto Paranaíba. O Benefício de Prestação Continuada é repassado, no total, para 46 mil idosos e deficientes das duas regiões, sendo 33,3 mil no Triângulo e 12,7 no Alto Paranaíba. Além disso, os programas de segurança alimentar - dentre eles, cestas e bancos de alimentos, hortas comunitárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – atingem 281,4 mil pessoas (273 mil do Triângulo e 8,4 mil no Alto Paranaíba).

Mônica Profeta
Ascom/MDS
(61) 3433-1021


Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021