Bruno Spada |
|
"O Governo Federal tem hoje um grande conjunto de políticas sociais que estão efetivamente mudando a cara do Brasil e melhorando a vida do nosso povo, especialmente os mais pobres e excluídos". Com esta fala, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, abriu palestra no Encontro de Prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que acontece nesta quinta-feira (19/02) na cidade de Uberaba (MG). O ministro apresentou os programas implementados pelo Ministério nas áreas de assistência social, segurança alimentar e transferência de renda para um público de mais de 400 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos da região.
|
Patrus Ananias destacou que os municípios são parceiros importantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na efetivação dos programas sociais sob sua responsabilidade, como os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias,os Centros de Refêrencia em Assistência Social (CRAS) e mesmo os programas de transferência direta de recursos, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. "Queremos intensificar as parcerias com as prefeituras para que nos ajudem na correta aplicação dos recursos, na fiscalização devida e na focalização do Bolsa Família. Com isso, garantiremos que o dinheiro chegue efetivamente às famílias que estejam dentro dos critérios legais", enfatizou o ministro. Ele ressaltou que a assistência aos pobres hoje no país se insere no campo das políticas públicas - são políticas de Estado, permamentes, baseadas em parâmetros republicanos e não mais no mero assistencialismo.
Economia - Para o ministro Patrus Ananias, os avanços sociais, além de garantirem a "dimensão humana" da ação pública, tem também um viés prático."Estudos e pequisas recentes demonstram que nossas políticas impactam positivamente as economias locais e regionais. Estamos consolidando no País um grande mercado interno de consumo de bens e serviços básicos e isso está aquecendo a economia". Ele lembrou também a ênfase que o MDS tem dado à qualificação e à capacitação dos beneficiários do Bolsa Família, por meio do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), ações que permitem a emancipação dessas pessoas.
As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba receberam no último ano mais de R$ 300 milhões em repasses do MDS, beneficiando 672 mil pessoas. No Bolsa Família, são 50,8 mil famílias atendidas no Triângulo e 29 mil no Alto Paranaíba. O Benefício de Prestação Continuada é repassado, no total, para 46 mil idosos e deficientes das duas regiões, sendo 33,3 mil no Triângulo e 12,7 no Alto Paranaíba. Além disso, os programas de segurança alimentar - dentre eles, cestas e bancos de alimentos, hortas comunitárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – atingem 281,4 mil pessoas (273 mil do Triângulo e 8,4 mil no Alto Paranaíba).
Mônica Profeta
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
|