Ministro Patrus Ananias e governador Cid Gomes
discutem ampliação de programas no Ceará

Bruno Spada / MDS


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, recebeu nesta quarta-feira (19/11) o governador do Ceará, Cid Gomes, para discutir possibilidades de ampliação de ações de segurança alimentar e nutricional no Estado. A pretensão é expandir o Programa do Leite, que compra o produto de agricultores familiares, e a construção de cisternas.

O ministro explicou que a intenção do governo federal é aumentar em 2009 o orçamento do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), elevando a cobertura em Estados com atendimento abaixo dos 30%, como é o caso do Ceará. Em relação às cisternas, uma alternativa, proposta pelo governador Cid Gomes, é que a contrapartida do Estado seja de 50%, possibilitando a construção de mais 80 mil unidades nos próximos dois anos.

O ministro Patrus (à dir) informou ao governador Cid Gomes que a intenção do governo federal é aumentar o orçamento do PAA em 2009

No Ceará, o Programa do Leite compra a produção diária de 1,7 mil pecuaristas de pequenas propriedades. São 52,2 mil litros distribuídos a 263 mil pessoas. No caso das cisternas, já foram construídas 32 mil unidades, garantindo água a 138 mil cearenses.

Durante a reunião, Patrus Ananias ressaltou o compromisso do governador do Ceará com área social e os investimentos que tem feito neste setor. Cid Gomes lembrou que o Restaurante Popular de Sobral, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a Prefeitura local, já triplicou a quantidade de refeições servidas diariamente. Também participaram da reunião do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana.

ASCOM /MDS
(61) 3433-1021

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021