Angola pretende formalizar acordo de cooperação técnica com Brasil


Bruno Spada / MDS


Chefiada pelo ministro de Assistência e Reinserção Social, João Batista Kussumua, a missão da área social do governo de Angola reuniu-se na tarde desta quinta-feira (21/5) com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e sinalizou que pretende formalizar um acordo de cooperação entre os dois países. Pela manhã, eles estiveram com a secretária-executiva adjunta do MDS, Rosilene Rocha, e já definiram que uma missão técnica brasileira visitará aquele país entre os dias 15 e 18 de junho. O ministro Patrus também foi convidado a visitar Angola, o que deve ocorrer no segundo semestre.

“Queremos incrementar o conjunto de ações, trocar experiências e identificar áreas de atuação conjunta, ou seja, olhar boas práticas de combate à fome”, afirmou o ministro Kussumua. “Angola quer alavancar

Os ministros angolano e brasileiro conversaram sobre um possível acordo de cooperação entre os dois países.

a população vulnerável e incluí-la no desenvolvimento do país”, explicou Kussuma ao relatar os problemas do país africano, que sofre os efeitos de uma guerra que durou 30 anos. Ele explicou que os desafios para ajudar 6 milhões de pessoas pobres são muito grandes porque ainda há muitas áreas minadas e uma rede de proteção social e de seguridade social a ser montada.

A missão conhecerá todas as secretarias do MDS – Renda de Cidadania; Assistência Social; Segurança Alimentar e Nutricional; Articulação Institucional e Parcerias; e Avaliação e Gestão da Informação. O ministro angolano informou que o objetivo é iniciar uma ponte que possa evoluir para um acordo de cooperação.
O ministro Patrus Ananias fez uma avaliação do quadro social no Brasil. “Nós estamos vivendo um momento muito positivo em relação às políticas sociais. Ainda temos muito a fazer mas estamos avançando para reduzir a desigualdade”, afirmou, ao comentar pesquisa do IPEA divulgada nesta semana apontando que a pobreza continua diminuindo nas regiões metropolitanas, apesar da crise internacional. Ele falou também sobre a importância de priorizar as políticas sociais como ação estratégica de governo e lembrou que as políticas sociais têm um impacto econômico muito grande, sendo um importante fator no enfrentamento da crise.

Participaram da audiência o embaixador de Angola no Brasil, Leovigildo da Costa, e o assessor internacional do MDS, Waldomiro Sousa.

Roberta Caldo

Informações para a imprensa
(61) 3433.1244
ASCOM / MDS


Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021