Ministro Patrus Ananias defende envolvimento de gestores no fortalecimento do Bolsa Família

Adão de Souza
Departamento de Fotografias da ASCOM/PBH


“O Bolsa Família, assim como os demais programas de nossa rede de proteção e promoção social, se consolida na medida em que é assumido pela sociedade e também pelos governos estaduais e municipais”. Com essa afirmação, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ressaltou a importância de espaços de discussão dos programas sociais, como o Fórum Metropolitano do Bolsa Família em Belo Horizonte (MG), cuja segunda edição se realizou nesta semana. O ministro compareceu ao seu encerramento, nesta quinta-feira (20/11), quando também foi feita uma homenagem à Rosani Cunha, ex-secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério, morta em acidente de automóvel no dia 01 de novembro.

O Fórum Metropolitano contou com a participação da atual secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Lúcia Modesto, representantes da Caixa Econômica Federal, do Instituto de Pesquisa

Ministro Patrus Ananias: "Os programas de rede de proteção e promoção social se consolidam na medida em que são assumidos pela sociedade e também pelos governos estaduais e municipais”

Econômica Aplicada e da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, onde aconteceu o evento. Estiveram presentes representantes de cidades da Região Metropolitana da capital mineira, com objetivo de discutir processos de aperfeiçoamento do programa e planejar novos caminhos.

O ministro Patrus Ananias reforçou a importância da participação das Prefeituras no aperfeiçoamento da gestão do programa e também na implantação de ações emancipatórias, as ações complementares, voltadas à inclusão produtiva das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. “O desenvolvimento das potencialidades da família pressupõe participação afetiva e efetiva dos gestores”, observou o ministro.
Na sua avaliação, dentre os desafios postos aos gestores, está o de promover de maneira mais intensa ações intersetoriais, principalmente nas regiões metropolitanas. Patrus Ananias observou que os efeitos dos programas sociais têm tido maior impacto sobretudo nas cidades menores e que, sobretudo, nos grandes centros, o agrupamento das políticas pode ampliar o efeito na vida das famílias. O ministro apresentou alguns resultados positivos dos programas sociais e defendeu a permanência de uma política social nacional, a fim de construir o Estado de Bem Estar Social.

A solenidade de encerramento do Fórum Metropolitano começou com uma homenagem à Rosani Cunha, elaborada pelos organizadores do evento. Eles exibiram fotos de Rosani e elaboraram um texto onde destacaram suas qualidades pessoais e profissionais, ressaltando o fato de ela estar presente por meio de seu legado. Comovido, o ministro Patrus relembrou a “presença anti-burocrática” de Rosani Cunha, chamando atenção para a postura propositiva dela. “Ela era sempre ligada nos problemas, capaz de pensar, formular, completamente comprometida com os mais pobres”, disse.

Palestra aos servidores do TCE – Com o tema “Controle social e democracia”, o ministro Patrus Ananias fez uma palestra aos servidores dos tribunais de contas, em Belo Horizonte, também nesta quinta-feira (20). Na ocasião, o ministro apresentou um breve relato das políticas sociais desenvolvidas pelo MDS, com alguns resultados na vida dos beneficiários, no que ele chamou de uma “breve prestação de contas”. Em sua palestra, ele ressaltou a importância de continuar avançando nas políticas sociais e o papel do controle social para alcançar esse objetivo.

Ana Paola Amorim

 

(61) 3433-1021
ASCOM / MDS

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021