Palestrantes brasileiros no Simpósio sobre Desenvolvimento Social representam os melhores centros de pesquisa do País



   

 

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove, entre os dias 5 e 7 de agosto, em Brasília (DF), Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Social. O encontro acontece no Brasília Alvorada Hotel e terá a participação de palestrantes brasileiros dos melhores centros de pesquisa do País. O objetivo do evento é analisar os avanços e desafios encontrados pelos países emergentes na superação da pobreza e da desigualdade, e também o papel que as nações vêm desempenhando para melhorar as condições de vida de suas populações.

Um dos participantes é o Ph.D em economia pela Universidade de Princeton (EUA), Marcelo Cortes Neri. No dia 06, ele integra o painel Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade Social frente à Crise. Neri atua na proposição e avaliação de políticas públicas no Brasil e na América Latina. Entre seus trabalhos editados mais recentemente estão: "Retratos da Deficiência no Brasil", "Cobertura Previdenciária: Diagnóstico e Propostas" e "Ensaios Sociais". Escreve regularmente no Jornal Valor Econômico e na revista Conjuntura Econômica. Atualmente é chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No mesmo dia, o livre docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Márcio Pochmann, participa de debate durante o painel Promover o Desenvolvimento Social no contexto da Crise: Desafios para o Estado e as Políticas Públicas. Desde agosto de 2007, Pochmann preside o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Suas principais áreas de pesquisa são políticas sociais e trabalho.

Francisco Menezes, integra o painel Pobreza e desigualdade em áreas metropolitanas: dimensões e perspectivas para a inclusão social. Menezes é economista, com mestrado em Desenvolvimento Agrícola, no Centro de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), entre maio de 2004 e outubro de 2007. Em seu mandato como presidente do CONSEA foi aprovada a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). Hoje, Menezes é Diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE)

O último painel deste segundo dia de evento - A Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento: tendências e novas perspectivas face à Crise - contará com o debate de Sônia Draibe. Cientista política, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Sônia é fundadora e pesquisadora sênior do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp e livre docente na mesma instituição. Foi secretária-executiva da Associação Brasileira de Ciência Política de 2000 a 2004. Publicou vários artigos e livros no Brasil e América Latina na área de políticas, sistemas e programas de proteção social, entre eles, o livro “As Políticas Sociais e o Neoliberalismo: Reflexões Suscitadas pelas Experiências Latino-Americanas” de 1995 e os artigos Estado de Bienestar, desarrollo económico y ciudadanía: algunas lecciones de la literatura contemporánea” na Serie Estudios y perspectivas CEPAL, México, em 2006, e “Latin America: A New Social Agenda in the making?”, no Jornal Italiano de Políticas Sociais, em 2008, ambos em parceria com Manuel Riesco.

Para mais informações, o MDS disponibiliza o endereço eletrônico www.mds.gov.br/simposio, os telefones (61) 3433 –2080 /3433-2081 e o e-mail secretariasimposio@mds.gov.br. O público do simpósio é formado por representantes do Governo Federal e demais poderes da República, pesquisadores brasileiros e internacionais, representantes da sociedade civil organizada e convidados estrangeiros.

André Carvalho

Informações para a imprensa
(
61) 3433 – 1021
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021