Qualificação profissional dá oportunidade de emprego a beneficiários do Bolsa Família em Belém (PA)


Na capital paraense, 280 alunos do programa Próximo Passo acabam de se formar em cursos voltados para o setor de turismo. E já tem gente com emprego garantido.

 

Ana Nascimento / MDS Bruno Spada / MDS
A formatura do programa Próximo Passo em Belém (PA) reuniu 280 alunos de cursos na área de turismo Secretário Rômulo Paes, do MDS, parabeniza o beneficiário Agostinho Cardoso, que fez o curso de porteiro

O curso de camareira garantiu a Cleociane Cardoso da Costa, 30 anos, o acesso ao mercado de trabalho formal. Beneficiária do Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), casada e mãe de uma menina, ela conta o resultado de seu esforço: “Fui contratada por um hotel e terei minha carteira de trabalho assinada”. Cleociane começa a trabalhar na próxima segunda-feira (26/4), na ilha fluvial chamada Mosqueiro, localizada na costa oriental do rio Pará.

A paraense estava entre os 280 alunos do Próximo Passo que participaram, nesta quinta-feira (22), em Belém (PA), da formatura do programa. Na ocasião, o secretário- executivo substituto do MDS, Rômulo Paes, reafirmou o compromisso do Governo Federal de criar condições e oportunidades de vida melhor para os brasileiros. “O Brasil está melhor, está abrindo oportunidades. O Bolsa Família busca despertar habilidades e capacidades nas pessoas. E o Próximo Passo é muito importante, construído inicialmente para 172 mil pessoas ”, diz.

Próximo Passo – Criado em 2008, o Próximo Passo é um programa de qualificação profissional em escala nacional para os beneficiários do Bolsa Família. Podem participar dos cursos oferecidos, tanto na área de construção civil como na de turismo, todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais, pertencentes a famílias beneficiárias do programa de transferência de renda do Governo Federal. Além disso, é necessário que elas tenham concluído, pelo menos, a 4ª série do ensino fundamental.

Em Belém, os cursos foram na área de turismo: garçom, porteiro, atendente de agências de viagem e camareiro, entre outros. Com duração média de 200 horas, as aulas são divididas em teóricas e práticas. Os participantes estudam gratuitamente, recebem transporte e lanche. As informações sobre inscrições do Próximo Passo - uma parceria do MDS com os ministérios do Turismo e do Trabalho e Emprego, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República - podem ser obtidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Expectativas – Agostinho de Goes Cardoso, 37, também esteve na cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso do Próximo Passo. Vendedor autônomo de sorvetes, natural do Município paraense de Acará, ele fez o curso de porteiro. “Sempre gostei de estudar.
Terminei o ensino médio e, agora, aproveitei esta oportunidade. Com certeza, eu me sinto mais qualificado e mais confiante para procurar um emprego”, afirma. Assim como a beneficiária Cleociane, Agostinho acredita ser fundamental a qualificação profissional.

Além do secretário Rômulo Paes, também participaram da formatura em Belém a representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eunice Léa de Moraes; a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Pará, Eutália Rodrigues; o diretor de Trabalho e Emprego da região, Célio Bordalo; a diretora da Confederação das Mulheres do Brasil, Leny Campêlo, e a representante da Federação de Mulheres do Estado do Pará, Maura Marques.

Aline Menezes

(61) 3433-1021
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021