Ler é uma das maneiras de adquirir conhecimento. E é a isso que a estudante Daniela Mary Félix Domingues, 9 anos, moradora da pequena cidade de Francisco Alves, no Paraná, tem se dedicado desde que sua escola recebeu o projeto Minibibliotecas da Embrapa, que conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O resultado dessa busca pelo conhecimento lhe rendeu o primeiro lugar no IV Concurso das Minibibliotecas, categoria Redação ensino fundamental. Nesta quinta-feira (22/10) ela esteve em Brasília (DF) para receber a premiação: certificado e um computador. “ O projeto das Minibibliotecas ajuda muito a gente. Os livros são úteis para ajudar na agricultura”, afirmou a menina.
Além de Daniela, também recebeu o prêmio, na categoria ensino médio, Thaís Nunes Souto, 15 anos, de Rubim (MG).
Três escolas foram premiadas pela Embrapa na categoria Projetos Especiais: Escola de Ensino Fundamental Toldo Velho em Ipuaçu (SC); Escola Família Agrícola de Olivânia, em Anchieta (ES); e Escola Municipal Filomena Cúrcio Cabral, em Vera Cruz (RN). A escola vencedora foi a de Santa Catarina, que usou as Minibibliotecas para melhorar a segurança alimentar da comunidade indígena da região. “A nossa proposta foi melhorar seus hábitos alimentares”, explicou o professor Dirceu Mengale, responsável pelo projeto.
A premiação ocorreu no Espaço Cultural da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou no último dia 19 e prossegue até domingo (25/10) na Esplanada dos Ministérios, na capital federal. Estiveram presentes ao evento o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Carlo Viana Valle, do Ministério da Ciência e Tecnologia; a diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá; o gerente da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral; e a coordenadora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar, Daniela Prado, representando o MDS.
Minibibliotecas - O projeto Minibibliotecas da Embrapa foi criado em 2003, dentro das ações do Fome Zero. Inicialmente, foram implantadas unidades em escolas públicas localizadas em Municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de oito Estados do Semi-Árido brasileiro.
Atualmente, o projeto atende a mais de 1.350 instituições de ensino público em todo o Brasil. Cada unidade recebe um kit composto por 108 títulos de cartilhas, 40 de CDs e 38 de DVDs numa prateleira de ferro. A coleção é elaborada com o apoio das unidades da Embrapa e de organizações estaduais de pesquisa agropecuária com variados temas desde educação ambiental, agricultura a pecuária. O material varia de acordo com a realidade regional.
O Concurso das Minibibliotecas tem o objetivo de estimular e reconhecer o trabalho desenvolvido por professores, alunos e comunidades a partir dos kits das Minibibliotecas.
Dimas Ximenes
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