O Bolsa Família tem potencializado os seus resultados positivos devido à inserção do programa na rede de proteção e promoção social brasileira, que abrange assistência social, segurança alimentar, geração de trabalho e renda, educação e saúde. A importância dessa ação integrada foi destacada hoje (24/06) pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, durante reunião, em Brasília, com a presidente das Filipinas, Glória Macapagal Arroyo.
Ao explicar o funcionamento dos diversos programas do Ministério, Patrus Ananias destacou o impacto das iniciativas na vida da população mais pobre. Ele mencionou ainda a dinamização da economia local e o papel de ações, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, no momento de crise financeira mundial. “Eles têm sido um fator anticíclico, garantindo a sustentabilidade social.”
O ministro falou também, no evento com a presença de vários ministros filipinos e diplomatas, que no Brasil, as políticas sociais, como garantidoras de direito e promotoras de um padrão de desenvolvimento mais equitativo e sustentável, vieram para ficar. “Estamos empenhados em consolidar essa rede de tal maneira que à medida que as pessoas, as famílias, as comunidades pobres forem melhorando as suas condições de vida, queremos também que as políticas sociais sejam aperfeiçoadas, se ampliando e universalizando sempre na perspectiva de construir uma sociedade que efetivamente garanta a todos um patamar comum de direitos e oportunidades”, salientou o ministro.
A presidente das Filipinas disse ao ministro que o seu país está implementando programa semelhante ao Bolsa Família, também exigindo contrapartidas. “Trabalhamos com vistas à inclusão social dos mais pobres”, ressaltou.
Abrinq – Durante reunião nesta quarta-feira (24/06), o ministro Patrus Ananias e o presidente da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, iniciaram conversações para possível acordo de parceria. A idéia é integrar programas, como o de Atenção Integral às Famílias, e as iniciativas da entidade.
O presidente da Fundação apresentou ao ministro o conjunto de atividades que estão sendo organizadas com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira em prol dos direitos à educação, saúde e de proteção às crianças. A Abrinq é uma instituição sem fins lucrativos, criada por um grupo de empresários, em 1990, com objetivo de mobilizar a sociedade em ações ligadas aos direitos da criança e do adolescente. Informações para a imprensa
(61) 3433 – 1021
ASCOM/MDS |