Secretárias do MDS reforçam importância
do controle social no combate à pobreza



Bruno Spada / MDS  
As representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rosilene Rocha (Assistência Social) e Lúcia Modesto (Renda de Cidadania), afirmaram que o combate à pobreza pressupõe não apenas o trabalho conjunto dos governos federal, estaduais e municipais, mas também a participação efetiva das instâncias de controle social no Brasil. Nesta terça-feira (25/8), elas estiveram reunidas na abertura do “Encontro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal”, em Brasília (DF).

Na avaliação de Rosilene Rocha, a participação dos usuários dos programas e serviços socioassistencais “é fundamental para a formulação e execução da política pública de assistência social”. A secretária lembrou que é estratégica a iniciativa do CNAS de debater com os Conselhos Estaduais a importância
Abertura do “Encontro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal”  

dos usuários nesse processo, uma vez que o tema da VII Conferência Nacional de Assistência Social deste ano é “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

Bolsa Família – Coordenado pelo MDS, o programa de transferência direta de renda Bolsa Família atende, atualmente, cerca de 12,4 milhões de famílias brasileiras. Na opinião da secretária Lúcia Modesto, a pobreza está associada à série de fatores que condicionam e reforçam as vulnerabilidades das famílias. “Desse modo, o Bolsa Família, essencialmente operado pela assistência social, demanda a integração das políticas públicas e a parceria da sociedade”, acrescentou. Para Rosilene Rocha, os conselhos de assistência social são fundamentais na fiscalização e no controle dos programas sociais destinados à população.

Encontro – Além de Rosilene Rocha e Lúcia Modesto, a representante da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Rosemeire Scatena, também esteve na mesa de abertura da reunião em Brasília, ao lado das presidentes do Conselho Nacional de Assistência Social, Márcia Biondi, e do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), Tânia Mara Garib. O encontro vai até as 18h30 desta terça-feira, no Auditório Juscelino Kubitschek, na Procuradoria-Geral da República, e conta com representantes dos Conselhos Estaduais e do DF.

Aline Menezes

Informações para a imprensa

Aline Menezes / Ana Soares
(61) 3433-1065 / 3433-1051

ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021