Autoridades internacionais discutem, na Espanha, criação de fundo financeiro para a segurança alimentar

Ministro Patrus Ananias pediu, na Reunião de Alto Nível sobre Segurança Alimentar para Todos, em Madri, compromisso mundial de erradicar a fome

Roberta Caldo


Os programas sociais brasileiros, que estão diminuindo a desnutrição e a desigualdade e mudando a realidade das famílias brasileiras, foram destacados em encontro do ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, com o diretor geral das Organizações das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf, e a diretora de Cooperação Internacional do Ministério de Assuntos Estrangeiros da Espanha. Os três participam da Reunião de Alto Nível sobre Segurança Alimentar para Todos, que começou nesta segunda-feira (26/01), em Madri.

“Está na hora do mundo, como fez América Latina e Caribe, assumir esse compromisso explìcito de erradicar a fome e agir energeticamente para alcançá-lo, traduzindo em ações e recursos efetivos

Ministro Patrus Ananias discursa na mesa de abertura da reunião de Madri, na Espanha

esta decisão política”, afirmou o ministro Patrus Ananias, que representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na mesa de abertura do evento. “Dou meu apoio pessoal e o do Governo brasileiro à convocação de uma nova uma Cúpula Mundial de Chefes de Estado e de Governo sobre Segurança Alimentar, neste ano de 2009. Queremos uma cúpula com compromissos explícitos, acompanhamentos periódicos, metas e objetivos claros”, afirmou o ministro. O economista Jeffrey Sachs, diretor da ONU para os acordos internacionais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milenio, também participou da reunião.

Na solenidade de abertura, representantes de diversos países, ONGs e organismos internacionais concordaram que os investimentos para erradicar a fome – estimados em 30 bilhoes de dólares anuais – são relativamente modestos. Por isto, está em discussão a criação de um fundo financeiro para auxiliar os países com déficit em recursos agrários e segurança alimentar. O governo do Quênia, por exemplo, informou que 60% da população vive em regiões áridas ou semiáridas e que 10 milhoes de pessoas passam fome.

Em vídeo, Hillary Clinton informou que o governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Barack Obama, apóia as ações de erradicação da fome e a constituição de um fundo internacional. A expectativa de autoridades da FAO é que o presidente norte-americano participe da Cúpula das Américas, em abril.
O encontro de dois dias na capital espanhola é um desdobramento da Conferência de Alto Nível realizada em Roma em junho do ano passado, quando chefes de Estado discutiram a alta de preço dos alimentos. A Reunião de Madri será encerrada nesta terça feira (27/01) pelo presidente da Espanha, Jose Luis Rodrigues Zapatero, e pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Experiência brasileira - Os programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) atendem a 63,8 milhões de pessoas, em todos os municípios, e os investimentos – R$ 28,7 bilhões em 2008 - têm contribuído para que o Brasil avance no enfrentamento da pobreza, da fome e da desigualdade.

Na área internacional, o MDS já tem cooperação formalizada com diversos países e é parceiro de organismos internacionais como Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), FAO, Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID), Fundo das Nações Unidas (UNICEF), Organização Internacional para o Trabalho (OIT) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Roberta Caldo

SERVIÇO
Reunião de Alto Nível sobre Segurança Alimentar para Todos
Palácio de Congressos de Madri - Paseo de la Castellana, 99
Madri, Espanha

27/01/09 – terça-feira
9h às 12h (6h às 9h no Brasil) – Sessão Plenária
13h (10h no Brasil) - encerramento

Informações sobre o evento: http://www.ransa2009.org

Assessora acompanhando o ministro:
Roberta Caldo (61) 9321-0078
ASCOM / MDS
(61) 3433-1244

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021