Ministro Patrus Ananias discutirá fundos de financiamento em Paris

Ele participa da abertura do encontro ao lado do presidente francês, Nicolas Sarcozy, e do Prêmio Nobel da Paz, Mohammed Yunus, na quinta-feira (28)

Bruno Spada / MDS


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, é um dos palestrantes na mesa de abertura da Reunião Semestral do Grupo Piloto sobre Taxação Solidária para Financiar o Desenvolvimento, ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e do Prêmio Nobel da Paz, Mohammed Yunus. O dirigente brasileiro falará sobre as medidas efetivas de combate à fome à pobreza no Brasil, como o país tem enfrentado a crise econômica internacional e o cumprimento das metas do milênio. O encontro discutirá fundos de financiamento para países em desenvolvimento e começa nesta quinta-feira (28/5), em Paris.

Patrocinado pelo governo francês, o evento reunirá chefes de estado e ministros engajados com o tema, com destaque para Brasil, França, Espanha e Chile – países que lançaram a Ação Internacional contra a Fome e a Pobreza. Já confirmaram participação 40

Em Paris, o ministro Patrus fala sobre as medidas efetivas de combate à fome à pobreza adotadas pelo Brasil

ministros, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Comissão Européia e entidades ligadas à ONU. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, também é esperado no painel de abertura.

Durante a Conferência de Paris, em fevereiro de 2006, foi formado um grupo piloto para discutir financiamentos inovadores para ajudar países em desenvolvimento. Ao ano, dois bilhões de dólares contribuem, por exemplo, com a vacinação de mais de 100 milhões de crianças e tratamento pediátrico para 100 mil pacientes de AIDS. Os organizadores do encontro avaliam que, em tempos de crise econômica e financeira, financiamentos inovadores são essenciais para formar uma rede de segurança nos países em desenvolvimento. “A partir de agora, temos a missão coletiva de fazer com que os diferentes mecanismos de financiamentos inovadores disponíveis sejam postos em prática por um número cada vez maior de países”, afirma Bernard Kouchener, ministro para Assuntos Internacionais e Europeus do governo francês, na carta em que convida o ministro brasileiro para o evento.

Roberta Caldo

SERVIÇO

Reunião Semestral do Grupo Piloto sobre Taxação Solidária para Financiar o Desenvolvimento – Paris (França) / Participação do ministro Patrus Ananias

Dia: 28 de maio de 2009 (quinta-feira)
Horário: 9h (horário Paris, 4h em Brasília)
Local: Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) 2, Rue Andre Pascal – Paris, França

Assessora acompanhando o ministro:
Roberta Caldo (61) 9321-0078

ASCOM / MDS
(61) 3433-1244


Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021