A Etiópia está interessada em aprender sobre tecnologias para captação da água das chuvas, como as cisternas, e o governo brasileiro irá ajudar. Este foi o resultado do encontro realizado nesta sexta-feira (27/02), em Brasília, entre o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e uma missão chefiada pelo ministro de Recursos Hídricos da Etiópia, Adugna Jabessa.
No encontro, o ministro Patrus apresentou as políticas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), assim como um vídeo que explica o funcionamento das cisternas, utilizadas para captar água das chuvas no Semiárido. O ministro Jabessa ficou interessado em aprender mais sobre os reservatórios que garantem água potável por, pelo menos, 10 meses para uma família de até cinco pessoas. Ele explicou que 85% dos etíopes vivem na área rural e necessitam de tecnologias para melhor aproveitamento da água. Os dois países devem agendar visitas de intercâmbio e treinamento.
Participaram da audiência o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, e o chefe de gabinete substituto, Antônio Claret Campos Filho. A missão etíope se reuniu também com representantes da Agência Nacional de Águas e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Roberta Caldo
ASCOM / MDS
(61) 3433-1021 |