Ministro Patrus Ananias discute ampliação de programas sociais com três prefeitos eleitos

Fotos: Bruno Spada

Foto Esquerda: O prefeito eleito de Belo Horizonte (MG), Marcio Lacerda, é recebido pelo ministro Patrus Ananias.
Foto Central: Luiz Marinho, prefeito eleito de São Bernardo do Campo (SP), com o ministro Patrus Ananias.
Foto Direita: Ministro Patrus Ananias recebe o prefeito eleito de Sete Lagoas (MG), Marcio Maroca


Nesta quinta-feira ( 27/11), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, reuniu-se, em horários diferentes, com três prefeitos eleitos: Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte (MG); Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo (SP); e Mario Márcio Maroca Paiva (PSDB), de Sete Lagoas (MG). Na pauta de todos, a ampliação de programas de enfrentamento à pobreza.

Durante as reuniões, Patrus Ananias enfatizou que o Ministério pretende, cada vez mais, valorizar e potencializar a atuação de forma integrada dos programas, para que as ações de combate à pobreza, à fome e as desigualdades sejam mais eficazes e cheguem a um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade. Para atingir esses objetivos, na avaliação do ministro, uma gestão eficiente das prefeituras é fundamental.

Na primeira reunião, Márcio Lacerda reforçou o interesse em expandir a parceria com o Ministério para implantar mais Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades que atendem beneficiários dos programas e ofertam atividades socioeducativas e de geração de trabalho e renda. A intenção é aumentar de 15 para 40 o número de CRAS na capital mineira. Outras propostas foram em relação à ampliação do serviço de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e dos projetos de inclusão produtiva.
Em São Bernardo do Campo, Luiz Marinho quer ampliar a parceria com o MDS para aumentar a cobertura do Bolsa Família no município, que hoje atende 13 mil famílias, e desenvolver iniciativas de segurança alimentar e nutricional, como Restaurantes Populares e Bancos de Alimentos. A expansão dos programas e serviços de assistência social também é meta do prefeito eleito da cidade do ABC Paulista.

As ações de segurança alimentar e iniciativas de geração de trabalho e renda para os beneficiários do Bolsa Família também estão na lista de prioridade de prefeito eleito Mário Márcio Maroca Paiva. Outro objetivo é investir em programas voltados aos jovens de Sete Lagoas.

João Luiz Mendes

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021