Bruno Spada / MDS |
|
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie-Pierre Poirier, apresentou nesta segunda-feira (29/6), ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, durante reunião em Brasília (DF), o projeto “Comunidades Populares de Grandes Centros Urbanos”. A iniciativa, que terá o apoio do Ministério, será lançada no próximo dia 07, em São Paulo, e no dia 08, no Rio de Janeiro.
A proposta é mobilizar as comunidades e integrar ações da sociedade civil e das três esferas de governos na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nas periferias das grandes cidades, por meio de acompanhamento de diversos indicadores sociais, como a redução da violência. Além da capital paulista e fluminense, a ideia é levar o projeto a cidades como Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
|
O Unicef e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já colhem resultados de experiência exitosa no Nordeste do País e no norte de Minas Gerais. Em vigência desde 2006, “O Pacto um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido” contribuiu com as mudanças nos indicadores sociais na região, como a redução da desnutrição e mortalidade infantil.
O ministro Patrus Ananias considerou a iniciativa “esplêndida”. “Podem contar com a adesão do MDS”, ressaltou. Ele disse que a situação das crianças e adolescentes nos grandes centros é uma preocupação constante do governo. A expansão do Bolsa Família que ocorrerá durante este ano, se dará principalmente nas cidades com maior número de habitantes. Segundo Marie-Pierre, “a ideia é dar um protagonismo muito forte aos adolescentes, oferecendo alternativas para não deixar a violência como o único caminho.”
ASCOM / MDS
(61) 3433-1021 |