Ministro Patrus Ananias inaugura CRAS e recebe cidadania honorária em Betim (MG)

Nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte e Betim, ministro também deu aula sobre direitos humanos e o pensamento social cristão e participou do encerramento do 1º Seminário de Comunicação


Bruno Spada / MDS  

“A gente espera conhecer nossos direitos e deveres e desenvolver a convivência e a socialização nas atividades do Projovem”. O depoimento da estudante Tatiane Fernanda de Castro, de 17 anos, que participa do Projovem Adolescente, foi dado nesta terça-feira (27/10) durante a inauguração de mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Município de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Tatiane estava ao lado do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, na inauguração do CRAS Campos Elíseos, que vai atender cerca de 5 mil famílias de uma das regiões mais carentes e violentas da cidade.

Antes, cumprindo agenda à tarde também em Betim, o ministro havia participado do encerramento do 1º Seminário de Comunicação, um evento realizado pelos Municípios da Região Metropolitana em parceira com a Prefeitura Local, em preparação à Conferência Nacional da área, onde defendeu a necessidade de um novo marco regulatório na comunicação no País. “Defendemos um modelo público com a mais ampla participação da sociedade civil. Um modelo a serviço de um projeto nacional”. Para o ministro, a informação é fundamental para construir a cidadania e fortalecer a democracia.

 

Para Márcia Pinheiro, a expectativa é que até o final do ano o presidente Lula sancione a lei com as mudanças na concessão e renovação do Cebas  

Pela manhã, o ministro esteve em Belo Horizonte (MG) para ministrar aula sobre direitos humanos no pensamento social cristão, em curso organizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em parceria com a Escola Judicial Edésio Fernandes, do Tribunal de Justiça.

Políticas Sociais - Na sede do CRAS Campos Elísios, Patrus Ananias fez um balanço do trabalho que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desenvolve no Município, atendendo 13.600 famílias somente no Programa Bolsa Família, e mostrou como a integração dos programas sociais vem garantindo a melhoria na vida dos brasileiros. “A página da fome, que foi sempre um flagelo não Brasil, está sendo virada. Superada a fome, vamos enfrentar a erradicação da pobreza e afirmar cada vez mais o direito à vida”, disse ele.

O ministro destacou também o caráter republicano das políticas sociais. “Nossos programas são programas legais. Estamos, por exemplo, incluindo no Bolsa Família todas as famílias que estejam dentro dos critérios da lei”.

Cidadania Honorária - Ainda em Betim, Patrus Ananias recebeu o título de cidadão honorário do Município, por indicação do deputado Eutair dos Santos, em solenidade realizada à noite. Emocionado, e sendo interrompido várias vezes por palmas, ele disse que a cidade faz parte da sua história e que o título tem a dimensão de reencontro. “Tenho relação com Betim desde a minha juventude, nas lutas democráticas nos anos 70, ajudando também na retomada dos movimentos social e sindical, na militância nas comunidades eclesiais de base e nas pastorais”, afirmou. “O compromisso com a cidade e com os pobres são os mesmos, mas aumentam as responsabilidades”.

Mônica Profeta

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021


Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021