Ministro Patrus Ananias fala dos desafios sociais e ambientais em encontro de Fé e Política


Foto: Bruno Spada / MDS    

Presidente Lula e ministro Patrus Ananias participam da inauguração
da Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente “ Dona Lindu”


A tarefa de encontrar um novo modelo de desenvolvimento econômico foi o tema principal da palestra do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, durante o 7o. Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga, Região do Vale do Aço, em Minas Gerais, no sábado (28/11). “Cuidar da Vida: Espirititualidade, Ecologia e Economia” foi o tema do encontro. O ministro Patrus Ananias defendeu a busca por uma proposta integrada de desenvolvimento, incorporando ao conceito as dimensões social, ambiental, cultural e também regional.

Para o ministro, é importante pensar em novas formas e modelos de produção econômica, como a economia solidária, que não sejam centradas exclusivamente na acumulação do capital, mas que coloque o capital a serviço da defesa da vida. Nesse novo paradigma, as políticas sociais desempenham um papel estratégico. “Não somos contra a propriedade, contra o lucro, mas contra a absolutização desses direitos. A propriedade e o lucro têm de estar mediados pelo bem maior que é a vida”, disse o ministro.

“Lula, o filho do Brasil” – Ainda no sábado, o ministro Patrus Ananias viajou a São Bernardo do Campo (SP), para assistir, a convite do presidente Lula, à pré-estréia do filme “Lula, o filho do Brasil”, nos Estúdios Vera Cruz. Antes da exibição do filme, o ministro participou, junto com o presidente Lula, da inauguração da Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Por aprovação da Câmara Municipal, o espaço recebeu o nome da mãe do presidente Lula, Eurídice Ferreira de Melo, “Dona Lindu”. O nome é uma homenagem a ela pelo exemplo de coragem e de luta pelos direitos dos filhos.

Ana Paola Amorim

ASCOM / MDS
(61) 3433-1021

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021