Atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social será discutida em Belo Horizonte (MG)

 





Discutir as contribuições da Psicologia para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância do trabalho dos psicólogos na execução dos programas sociais é um dos objetivos do “Simpósio Mineiro de Psicologia no SUAS: Saberes e Práticas”, que reunirá profissionais da área de Ciências Humanas, a partir desta quinta-feira (27/8), em Belo Horizonte (MG). A secretária nacional de Assistência Social, Rosilene Rocha, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), participa da abertura do simpósio, às 19h, no Teatro PUC/Minas. Na sexta-feira, às 17h30, o ministro Patrus Ananias participa da solenidade de encerramento do evento.

O evento é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais, dentro da programação do IV Psicologia nas Gerais. O Simpósio tem como objetivo promover a discussão sobre os saberes e as práticas da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social, visando criar referências para a prática e a formação profissional. O público alvo do evento tem caráter focalizante, abrangendo psicólogos e profissionais das ciências humanas que trabalham no SUAS.

A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB/RH), criada em 2006, instituiu o psicólogo, entre outros profissionais, como integrante das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e dos serviços de acolhimento. Segundo o Conselho Regional de Psicologia, o fato tem proporcionado que mais psicólogos sejam contratados em todas as regiões do País.

Na sexta-feira, a programação prevê, às 11h, a realização da mesa de debates “A formação em Psicologia e as demandas da atuação dos psicólogos no SUAS”, que será coordenada pela diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque. Às 14h, Alexandre Reis, assessor técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social, será um dos palestrantes da mesa “Saberes e Práticas da Psicologia na proteção social básica do SUAS. Às 16h mais um tema será debatido com a participação do Ministério: “Saberes e práticas da Psicologia na Proteção Social Especial do SUAS” que contará com a presença da assessora Rosário Ferreira como palestrante. O simpósio termina no sábado (29) e é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais

27, 28 e 29 de agosto
Av. Dom José Gaspar, 500 Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG
Teatro PUC Minas – Prédio 30

PROGRAMAÇÃO


27 de agosto – Quinta-Feira

19h - Abertura Oficial do IV Psicologia nas Gerais e do Simpósio Mineiro de Psicologia no SUAS
Participação da Sra. Rosilene Rocha – Secretária Nacional de Assistência Social do MDS

28 de agosto - Sexta-feira

8h - CREDENCIAMENTO

9h - PALESTRA DE ABERTURA: O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: IMPLICAÇÕES DO PARADIGMA DOS DIREITOS
Palestrante: Lúcia Afonso
Coordenação da mesa: Adriana Reis

11h - MESA 1: A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E AS DEMANDAS DA ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NO SUAS
Ementa: A mesa discute a existência, na formação atual em psicologia, de conteúdos e instrumentais que capacitem os profissionais da área para atuarem de maneira interdisciplinar e intersetorial no SUAS. Examina as demandas introduzidas por esta nova frente de trabalho para os psicólogos e reflete sobre estratégias de adequação da formação à estas demandas, levando em consideração tanto os saberes e práticas já existentes quanto a necessidade de construção de novos conhecimentos e práticas que sustentem a atuação profissional dos psicólogos na política de assistência social.
Palestrantes: Roberta Romagnoli
Marcos Vieira Silva – UFSJ

Coordenadora da mesa: Simone Albuquerque - MDS

12h30 - Almoço

14h - MESA 2: SABERES E PRÁTICAS DA PSICOLOGIA NA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS

Ementa: A mesa aborda a utilização e articulação de saberes da psicologia e da psicologia social no nível de Proteção Social Básica do SUAS. Busca avançar além de princípios e pressupostos, na direção de identificar e discutir contribuições teóricas e metodológicas da psicologia e da psicologia social, incluindo a adequação de conteúdos e práticas já existentes ao contexto da nova política de assistência social. Nesse sentido, busca apontar caminhos para a construção da interdisciplinaridade no SUAS, com ênfase na contribuição da psicologia e da psicologia social, bem como de sua parceria com as demais disciplinas neste campo de atuação.

Palestrantes: Alexandre Valle Reis – MDS; Maria Teresa Nunes Fonseca; Mara Rúbia
Coordenação da mesa:
Vanda Léles

15h50 - Intervalo

16h - MESA 3: SABERES E PRÁTICAS DA PSICOLOGIA NA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO SUAS
Ementa: A mesa aborda a utilização e articulação de saberes da psicologia e da psicologia social no nível de Proteção Social Especial do SUAS. Busca avançar além de princípios e pressupostos, na direção de identificar e discutir contribuições teóricas e metodológicas da psicologia e da psicologia social, incluindo a adequação de conteúdos e práticas já existentes ao contexto da nova política de assistência social. Nesse sentido, busca apontar caminhos para a construção da interdisciplinaridade no SUAS, com ênfase na contribuição da psicologia e da psicologia social, bem como de sua parceria com as demais disciplinas neste campo de atuação.

Palestrantes: Rosário Ferreira - MDS
Andréa Fucks
Coordenação de mesa: Débora

17h30 – MESA DE ENCERRAMENTO – IMPORTÂNCIA POLÍTICA DO SUAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO
Palestrante: Patrus Ananias – Ministro do MDS
Coordenador: Conselheiro CRP-MG

29 de agosto – sábado
9h – Lançamento da Cartilha: “Enfrentamento a violência, abuso e exploração sexual contra Crianças e Adolescentes – referências para atuação de Psicólogos”

Mais informações:http://www.crpmg.org.br/

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021