Crianças e adolescentes participam do lançamento de mais uma fase do Programa Forças no Esporte no Distrito Federal


Bruno Spada - MDS  
Duzentas crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, participaram do lançamento de mais uma fase do Programa Forças no Esporte nesta quarta-feira (10/09), pela manhã, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília. O lançamento contou com a apresentação da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais e com a presença dos pais das crianças e adolescentes e de militares. O Forças no Esporte atende a 10 mil crianças em uma parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Defesa e dos Esportes.

Representando o MDS, o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Marco Aurélio Loureiro, estimulou as crianças a continuarem desenvolvendo atividades esportivas e acrescentou “esta é uma oportunidade diferenciada para o resto de suas vidas”.
O MDS garante a alimentação dos 10 mil estudantes que participam do Forças no Esporte

O Programa Forças no Esporte possibilita o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que residem próximos de unidades militares. Tem o objetivo de promover, por meio do esporte, a integração social, a prevenção de doenças e promoção da saúde, e a prevenção da marginalidade e violência para crianças e jovens. Eles passam um período do dia em uma das 82 unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica existentes nos 24 Estados do Brasil. Lá, recebem alimentação saudável e nutritiva, assistência à saúde (médica e odontológica), transporte e orientação escolar, tendo como foco principal a participação em práticas desportivas de diversas modalidades, como futsal, futebol, natação, atletismo, vôlei, corrida rústica, handebol, xadrez, dama, iatismo e canoagem.

Criado em 2003, inicialmente com 458 crianças e jovens em quatro unidades militares, “o Programa vislumbra atender a 30 mil até 2011”, afirma o Comandante Barros, coordenador-geral do Forças no Esporte. Desde 2006, o MDS já destinou cerca de R$ 3,5 milhões para a compra de alimentos que garantem duas refeições diárias, pelo menos três vezes por semana, aos seus participantes.

O Comandante Vepo, do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, citou os resultados já conquistados: “o melhor termômetro são os relatos dos pais e professores indicando mudança na forma de agir, tanto nos estudos quanto em casa”. Em agosto, 36 crianças e jovens do programa tornaram-se campeões da Copa Futebol Fifa/Cism (sigla em inglês para Comissão Internacional de Esportes Militares), realizada em Brasília (DF). Os jovens campeões venceram em três categorias: feminino, masculino de 7 a 13 anos e masculino de 13 a 17 anos.

No Distrito Federal, o Forças no Esporte é desenvolvido no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, que atende crianças da cidade-satélite de Santa Maria, e no Grupamento de Fuzileiros Navais, para crianças também de Santa Maria e do Varjão. A fase que começou nesta quarta-feira (10) tem duração de 25 meses. O Almirante Leal Ferreira, Comandante do 7.º Distrito Naval de Brasília, encerrou a cerimônia fazendo votos que dali saiam alguns futuros campeões olímpicos.

Adriana Scorza

Informações para a imprensa
Adriana Scorza / Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
ASCOM / MDS

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021