Suriname quer implementar programa de alimentação escolar

 

Integrantes do governo do Suriname, país sul-americano que faz divisa com o estado do Amapá, vieram ao Brasil conhecer estratégias adotadas no País para facilitar o acesso à alimentação escolar. Em julho de 2007, uma delegação brasileira esteve no Suriname para falar sobre programas alimentares. Na ocasião, o tema que despertou maior interesse foi justamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A idéia do governo surinamenho é implementar um projeto-piloto na cidade de Nova Nickerie, uma das mais populosas daquele país.

Durante a reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (03/03), no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); da Ciência e

Bianca Lazarini (à direita), do MDS, deu ampla explicação sobre a estratégia do Fome Zero aos representantes do governo surinamenho - Bruno Spada

Tecnologia; da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário esclareceram aspectos de programas que possuem interface com a alimentação escolar. Representado o Suriname,  antiga colônia holandesa, vieram ao Brasil Emmanuel Enjoem, oficial da Divisão de Cuidados aos Jovens do governo, Rita Biswane e Inês Djamin, oficiais da Divisão de Alimentação Infantil, e Marsiane Partowidjoio, oficial de Relações Públicas.

No início do encontro, a assessora técnica do MDS , Bianca Lazarini, fez uma breve apresentação da estratégia Fome Zero. Este  foi o ponto de partida para que os técnicos ministeriais esclarecessem pontos de alguns programas, como o Pronaf, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar  (PAA), executado  pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Além de objetivos e metodologias de funcionamento dos programas, a delegação que esteve na reunião do Itamaraty  também recebeu informações gerais sobre o quadro social e alimentar do Brasil, como dados de pobreza, distribuição de renda per capita e volume de recursos investidos nas políticas alimentares.  Fotos de algumas experiências positivas no campo da agricultura familiar e da alimentação escolar também foram exibidas.

Os técnicos do Suriname ainda participarão de grupos de trabalho em Brasília e visitarão as Prefeituras, secretarias de Educação e escolas das cidades de Santo Antônio do Descoberto (GO) e Vitória (ES). O retorno para Paramaribo, capital do país, está marcado para o próximo sábado (08/03). 

Mariana Moreira 

Informações para a imprensa

Mariana Moreira
(61) 3433-1057

ASCOM / MDS

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021