A primeira-dama guatemalteca, Sandra Torres de Colom, conversa com a secretária Arlete Sampaio sobre o apoio do MDS ao seu país na implantação de programas sociais - Ismália Afonso.
|
|
Em visita ao Brasil, primeira-dama daquele país se reúne com equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para conhecer detalhes do programa
A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (04/04) com a primeira-dama guatemalteca, Sandra Torres de Colom, que coordena delegação em viagem ao Brasil. O grupo, que faz uma das primeiras visitas oficiais do governo Álvaro Colom, está conhecendo detalhes da implantação de programas sociais com resultados positivos para implantar no país caribenho.
Segundo Sandra Torres de Colom, há a intenção de criar um similar do Programa Bolsa Família nos 45 municípios mais pobres da Guatemala. Maria Castro, que ficará responsável por isso, é uma das integrantes do grupo.
|
|
A Guatemala registra alguns dos piores índices sociais do Caribe: 45% de analfabetismo (60% entre as mulheres); a mortalidade materna é de cerca de 290 por mil (a segunda pior da América Central, atrás apenas do Haiti). “Temos todo entusiasmo e interesse de implantar programas sociais com impactos de curto, médio e longo prazos”, disse Sandra Torres de Colom, que também é ministra de Desenvolvimento Social.
Com 55% da população indígena, a Guatemala tem 11 milhões de habitantes. O País é pequeno e complexo. Ainda sofre as seqüelas de um conflito armado interno de mais de 40 anos, que resultou na morte ou desaparecimento de 250 mil pessoas. A paz se instalou no País há 10 anos. Hoje a questão social da Guatemala é urgente.
Depois de explicar os programas sociais gerenciados pelo MDS, a pactuação com os municípios; e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Arlete Sampaio disse que o Ministério está disponível e interessado em apoiar a Guatemala. Participaram do encontro, além da secretária-executiva, técnicos das secretarias nacionais de Renda de Cidadania (Senarc), de Assistência Social (SNAS) e de Segurança Alimentar (Sesan).
Ismália Afonso
Informações para a imprensa
Ismália Afonso e Susan Faria
(61) 3433-1061/3433-1098
|
|