Secretária-executiva do MDS,
Arlete Sampaio, passa a integrar
o
Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Bruno Spada


Atuar de forma ampla e integrada. Esse é o maior desafio do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), na opinião da presidente do órgão e Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire. Ao dar posse às novas conselheiras, nesta quinta-feira (05/06), no Palácio do Planalto,  em Brasília (DF), Nilcéia afirmou que é necessário formar uma grande rede pelos conselhos nacional estaduais e municipais de Direitos da Mulher. Entre as 40 novas conselheiras está a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio.

A solenidade começou com a apresentação da cantora Tereza Lopes, de Brasília. Acompanhada de seu grupo de chorinho, ela cantou o Hino Nacional e canções de exaltação à mulher. Em nome das novas conselheiras, Estela Aquino, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

A secretária-executiva do MDS, Arlete Samapaio, é uma das 40 novas conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

(Abrasco), assinou o termo de posse.   O  ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, presente à solenidade, destacou que as mulheres estão participando de todas as etapas das políticas públicas no Brasil. Disse que o movimento feminista hoje não opina somente sobre questões das mulheres, mas sobre o conjunto de projetos para o País.  “O CNDM é uma construção importante para o Brasil. Faz história para os direitos das mulheres e a transformação social”, comentou.
           
Clara Charf, 83 anos, nomeada conselheira de notório saber do CNDM, afirmou que o trabalho do Conselho deu um grande salto e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um grande aliado das mulheres, em um País grande, com muito preconceito. As 40 conselheiras – 16 representantes do poder público federal; três mulheres com notório conhecimento das questões de gênero; e 21 representantes de entidades da sociedade civil – terão mandato de dois anos. As novas conselheiras se reúnem  na sexta-feira (06), das 9h às 14h, no Plenário do Conselho Federal da OAB, na capital federal,  para discutir o novo regimento do CNDM.
           
Além de Arlete Sampaio, representa o MDS no Conselho, como membro suplente a assessora da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias (SAIP), Iudésia Medeiros.

Súsan Faria
Informações para a imprensa
Súsan Faria
(61) 3433-1098

ASCOM / MDS

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021