Mais de 10% dos habitantes da cidade compareceram ao Ginásio de Esportes
e participaram de palestras sobre os objetivos fundamentais do Programa Bolsa Família
O ginásio de Esportes do Município capixaba de São Gabriel da Palha sediou, no último sábado (16/02), o I Encontro Municipal do Programa Bolsa Família. No evento, cerca de 3 mil habitantes receberam orientações sobre a importância do fiel cumprimento das condicionalidades do maior programa de transferência de renda condicionada do País. São Gabriel da Palha fica no noroeste do Espírito Santo e sua população chega a 28.862 habitantes.
O I Encontro Municipal do Programa Bolsa Família foi coordenado pela gerência do município e contou com a presença da coordenação estadual e dos agentes de saúde da localidade. Segundo o gestor do programa no município, José Maria de Oliveira Junior, o evento promoveu uma série de ações e palestras explicativas não só sobre o Bolsa Família, mas também sobre os direitos do cidadão. Os organizadores reforçaram que a participação e a conscientização de cada pessoa são requisitos primordiais para a total eficiência na execução do programa federal.
Foram distribuídas, aos participantes, pastas contendo informações sobre as condicionalidades de saúde e educação. Além disso, no material entregue, constavam instruções sobre a importância da retirada e conservação dos documentos pessoais e sobre a necessidade de manter toda a documentação guardada, inclusive as das crianças.
Após as palestras e a entrega das pastas sobre o Bolsa Família, programa executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os moradores de São Gabriel da Palha também conheceram os materiais confeccionados pelas alunas da oficina motivacional de bijuteria. As aulas foram ministradas entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008 no Centro de Referência de Assistência Social do Município (CRAS). Das participantes do curso de bijuterias, dez são beneficiárias do Bolsa Família.
Condicionalidades - O acompanhamento médico e nutricional das crianças, grávidas e nutrizes é um dos requisitos exigidos aos beneficiários do Bolsa Família. As 1.858 famílias beneficiárias do município capixaba – assim como as demais do Brasil - precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças com até sete anos de idade. Devem também seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para medição e pesagem nos postos municipais. As gestantes precisam fazer o pré-natal e as nutrizes são orientadas sobre a importância da amamentação e de uma alimentação saudável. Já as exigências da condicionalidade de educação são referentes ao cumprimento mensal de 85% de freqüência escolar das crianças.
Fernanda Souza
Informações para a imprensa
Roseli Garcia / Cristiano Bastos
(61) 3433- 1106 / 3433-1053
ASCOM / MDS |
|