Ministro Patrus Ananias recebe
embaixador do Vietnã
e reforça proposta
de cooperação na área social

 
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, recebeu nesta quinta-feira (20/03), em Brasília, o embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac. No início de março, o ministro esteve em Hanói para abrir a 35ª. Sessão do Comitê Permanente de Nutrição (SCN), da Organização das Nações Unidas (ONU), e manter encontros com ministros vietnamitas da área social. O embaixador recebeu uma cópia da proposta de cooperação técnica encaminhada pelo Brasil e se comprometeu a pedir que seu país envie uma contraproposta o mais rápido possível, para que o termo possa ser assinado na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vietnã, prevista para julho.

Embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac, com o ministro
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias

“O Governo Lula tem tido muito sucesso no combate à pobreza. Para nós, o desenvolvimento econômico tem que assegurar a igualdade social”, afirmou o embaixador. Ele disse que na primeira visita de um ministro brasileiro ao Vietnã – Celso Amorim, das Relações Exteriores, esteve em Hanói no fim de fevereiro -, foi assinado um acordo de cooperação técnica sobre o etanol e outros três estão sendo preparados nas áreas de tecnologia, agricultura e esporte. A expectativa é que um acordo na área social fique pronto para ser assinado durante a visita oficial do presidente Lula.

O ministro Patrus reafirmou o desejo do governo brasileiro em manter intercâmbio de tecnologias sociais, especialmente nas áreas de agricultura familiar e capacitação profissional. Quando esteve no Vietnã, o ministro se encontrou com os ministros do Trabalho, Inválidos e Assuntos Sociais; Assuntos sobre Minorias Étnicas e  Agricultura e Desenvolvimento Rural. O Vietnã tem uma área equivalente ao território do Maranhão e 85 milhões de habitantes (quase a metade da população brasileira), sendo 15% pobres.

Roberta Caldo
Ascom/MDS
(61) 3433-1244

 

 

 

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021