Equador quer conhecer melhor programas sociais  brasileiros

Missão daquele país  inicia, nesta terça-feira (22),  viagem por quatro capitais - Brasília, Belo Horizonte, Belém e Fortaleza. Na capital federal, eles foram recebidos pela ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio

Conhecer ações do governo federal, com especial atenção para aquelas da área de segurança alimentar e nutricional. Este é o principal objetivo de uma equipe de técnicos e gestores da área social do Equador que inicia, nesta  terça-feira (22/04), viagem por quatro capitais brasileiras. Até o dia 30, eles passam por Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e Fortaleza (CE), onde irão se reunir com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e dos Estados para obter detalhes sobre os programas. Durante a recepção de boas-vindas, a ministra interina do MDS, Arlete Sampaio, enumerou as ações coordenadas pela Pasta e destacou ainda o novo desafio voltado para a geração de oportunidades. “Estamos em fase de constituição de uma nova secretaria destinada à inclusão produtiva dos beneficiários dos programas”, afirmou.

O subsecretário de Economia Social e Solidária do Ministério da Inclusão Econômica e Social do Equador (MIES), Milton Maya, que chefia a delegação, disse estar muito ansioso e ávido por aprender com a experiência do Brasil. Segundo ele, as medidas econômicas adotadas na América Latina nos últimos

Arlete Sampaio deu as boas-vindas à delegação equatoriana chefiada por Milton Maya. O grupo visita quatro cidades brasileiras até 30 de abril - Ismália Afonso

20 ou 30 anos fizeram com que os países tivessem hoje situações sociais semelhantes. “Há muita concentração de pobreza e muita concentração de riqueza”.
          
Agenda – Durante os dois primeiros dias, as atividades serão em Brasília, sob coordenação do diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira. O grupo terá palestras sobre  Fome Zero; Programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e de Educação Alimentar; e o Cadastro Único, entre outros. Técnicos dos Ministérios da Saúde e da Educação falarão ainda sobre as condicionalidades do Bolsa Família.

Nas capitais do Sudeste, Norte e Nordeste, os equatorianos conhecerão os equipamentos públicos de segurança alimentar – Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias. Há interesse específico também pelas incubadoras de cooperativas populares e por iniciativas de microcrédito.

A visita da delegação equatoriana faz parte das atividades do Memorando de Entendimento sobre Luta contra a Pobreza e a Fome, assinado pelo MDS e pelo Ministério da Inclusão Econômica e Social do Equador (MIES) em novembro de 2007. A próxima atividade dentro desse acordo será a participação da secretária-executiva adjunta do MDS, Rosilene Rocha, no Encontro Internacional de Políticas Sociais e Institucionalidade Pública em Quito no dia 28 de abril.

Ismália Afonso

 Informações para a imprensa
Súsan Faria e Ismália Afonso
(61) 3433-1098 / 3433-1061
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021