BID e MDS assinam protocolo para realizar pesquisas de programas sociais

 

 

BID e MDS assinam acordo de cooperação com recursos de US$ 1 milhão

 

 

Presidente do Bid, Luis Alberto Moreno, e ministro Patrus Ananias se reúnem em Brasília

 

   

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, assinaram um protocolo de cooperação técnica para realização de pesquisas de programas sociais e para uma ação de inclusão social destinada a organizações comunitárias de materiais recicláveis. O documento, assinado nesta quinta-feira (28/02), em Brasília, prevê que o BID repassará ao MDS US$ 1 milhão em recursos não reembolsáveis (doação).

Durante o encontro, o presidente do BID afirmou que a instituição sente orgulho por ter apoiado o programa Bolsa Família - o Banco repassou recursos para melhorias no Cadastro Único e capacitação de 16 mil gestores municipais. “Agora, com este acordo, queremos ajudar a construir o caminho da emancipação das famílias atendidas pelos programas sociais”, disse Moreno. Os técnicos do BID presentes à reunião ressaltaram o interesse de outros países nos programas brasileiros e lembraram que o Banco tem muito a aprender com a experiência brasileira em função da grande diversidade do País.
O ministro Patrus considerou o encontro histórico e lembrou a importância da integração das políticas sociais, assim como o constante monitoramento destas ações. “Nós queremos um Brasil desenvolvido, com justiça social. Mas tem que haver transparência, prestação de contas. Nós acreditamos que o contribuinte deve saber os resultados destes programas”, afirmou.

O protocolo de intenções prevê a criação de um grupo de trabalho que irá definir estudos e seminários nas seguintes áreas: geração de oportunidades e melhoria das condições de vida das populações pobres de pequenas municipalidades; ampliação das possibilidades de proteção social de segmentos vulneráveis de metrópoles; e arranjos institucionais inovadores para gestão e financiamento das políticas sociais.
Além disso, com apoio do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco (FUMIN), será criado um programa de inclusão social para desenvolvimento da cadeia produtiva das organizações comunitárias de materiais recicláveis em quatro regiões metropolitanas do Brasil. O protocolo ainda prevê a realização de seminários para analisar experiências de geração de trabalho e renda para jovens e para avaliar e disseminar pesquisas dos programas sociais.

Pelo BID, também estiverem presentes ao encontro Otaviano Canuto (vice-presidente de países) e José Luís Lupo (representante no Brasil). Pelo MDS, participaram as secretárias Arlete Sampaio (Executiva), Ana Lígia Gomes (Assistência Social), Rosani Cunha (Renda de Cidadania) e Laura da Veiga (Avaliação e Gestão da Informação), e os representantes das Secretarias de Articulação Institucional e Parcerias, Milton Nascimento, e de Segurança Alimentar e Nutricional, César Medeiros.

Roberta Caldo
Informações para a imprensa
(61) 3433-1021

ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021