Ministro Patrus Ananias recebe dirigentes
do Banco Mundial

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, recebeu nesta quinta-feira (27/03) dirigentes do Banco Mundial para discutir novas possibilidades de cooperação. Os representantes da entidade financeira ouviram do ministro e sua equipe detalhes das experiências da implantação dos programas Bolsa Família e de assistência social.

O Ministério e o Banco Mundial têm parceira firmada em 2004 - um empréstimo no valor de US$ 571 milhões - com prazo para execução até o fim deste ano. O montante é aplicado no Bolsa Família para aprimoramento do Cadastro Único, avaliação de

Patrus Ananias, secretários do MDS e dirigentes do Banco Mundial - Bruno Spada

 

impacto no fortalecimento institucional, que inclui o acompanhamento de condicionalidades. Sobre as novas parcerias, Patrus Ananias sugeriu que a área de tecnologia da informação com foco no monitoramento e na avaliação seja uma das contempladas.

Diretor do banco para o Brasil e o Caribe, John Briscoe afirmou, durante o encontro, que o Ministério é um exemplo para todo o país porque conseguiu investir melhor os recursos e com mais transparência. Interessada especialmente nos resultados do Bolsa Família, a vice-presidente de Desenvolvimento Humano do Banco, Joy Phumaphi, ouviu explicações sobre as iniciativas para gerar oportunidades aos atendidos pelos programas sociais.

“Penso que o Bolsa Família é uma justificativa plena em si mesmo”, destacou o ministro. Para ele, é preciso compreender a alimentação como um direito humano e as condicionalidades como caminhos para melhorar a situação de gerações futuras. Ele lembrou também que a própria lei que estabelece o programa prevê a criação de mecanismos emancipatórios, que garantam progressiva autonomia econômica das famílias.
           

Ascom/MDS
(61) 3433-1021

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021