A crise mundial de alimentos é um tema que mexe com muita gente. Para o estudante Tatiel Venâncio Gonçalves, 17 anos, morador de Orizona (GO), não é diferente. Sua família planta frutas e hortaliças para a subsistência numa pequena propriedade rural. Em sua opinião, a crise é o resultado do investimento só em monocultura, como por exemplo a soja, feito por grandes propriedades rurais. "Com isso, não tem mais produção em grande escala de arroz e feijão para atender à demanda da população, o que resulta na falta de alimentos", explicou ele que defendeu essa tese e ganhou o III Concurso das Minibibliotecas, modalidade redação, para alunos do ensino médio, promovido pela Embrapa.
A entrega da premiação ocorreu nesta segunda-feira (22/09) em Brasília (DF). Também foi premiada a estudante Marina Ferreira, 14 anos, de Nova Prata do Iguaçu (PR), vencedora na categoria ensino fundamental. "Escrevi sobre a importância da Embrapa para ajudar a combater a crise de alimentos", disse ela, que assim como Tatiel é leitora assídua dos livros das Minibibliotecas, projeto que conta o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O tema da redação foi a “Embrapa e a produção de alimentos para o mundo em crise”. Como prêmios, os dois ganharam a viagem a Brasília e uma placa homenageando-os pelas conquistas.
Na modalidade projetos, os vencedores foram: Plantando leitura, colhendo saberes – 1º colocado (da Escola Municipal Filomena Curcio Cabral - Sítio Santa Cruz, município de Vera Cruz/RN); 2º, Ação x Sustentabilidade – Comunidade escolar e Embrapa (da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes – distrito de Pains, Santa Maria/RS); e em 3º, o projeto Horta escolar: incentivo aos hábitos alimentares saudáveis (da Escola de Ensino Fundamental Toldo Velho, município Ipuaçu/SC). Cada escola recebeu um computador.
Para o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Marco Aurélio, iniciativas como o concurso das Minibibliotecas são importantes para incentivar, desde cedo, a preocupação das crianças e adolescentes com temas que afetam todo o mundo. "Essas minibibliotecas são uma grande parceria que temos com a Embrapa e temos obtido bons resultados, como esse, do prêmio". O gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, também destacou a parceria. "Por meio de projetos como esse temos a perspectiva mais concreta de ver o Brasil menos excludente e com segurança alimentar para todos”.
Minibibliotecas - O projeto Minibibliotecas da Embrapa foi criado em 2003, no âmbito das ações do Fome Zero. É uma iniciativa desenvolvida desde 2003 pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o MDS, e que hoje atende a mais de 1.200 escolas da rede pública de ensino em todas as regiões do Brasil. Elas recebem kits de livros, CDs e DVDs dos programas Prosa Rural e Dia de Campo na TV, produzidos pela Unidade, em Brasília.
Dimas Ximenes
Informações para a imprensa
Adriana Scorza / Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
ASCOM/MDS
|