Bruno Spada/MDS |
Número de Creas poderá ultrapassar 2,2 mil unidades |
Para não haver suspensão de recursos federais, é importante que os municípios cumpram o cronograma
Brasília, 3 – Os municípios que participaram em 2010 da expansão dos serviços socioassistenciais têm até esta sexta-feira (4) para registrar, no sistema CadSuas, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) criados.
Com serviços especializados, os Creas, unidades públicas estatais, atendem famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas, entre outras). Com a expansão ocorrida no ano passado, o número de Creas abertos no Brasil poderá ultrapassar 2,2 mil unidades.
O objetivo do cadastramento é cumprir as regras e etapas da expansão dos serviços, de acordo com as resoluções 7 e 15, de 2010, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de Estados e municípios. Todos os Creas efetivamente criados devem ser registrados. Os gestores podem encaminhar dúvidas sobre o preenchimento do cadastro para monitoramentosuas@mds.gov.br.
Sistema – O CadSuas é o sistema de cadastro nacional do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que comporta todas as informações relativas às prefeituras, aos órgãos gestores, fundos e conselhos municipais de assistência social, além de entidades que prestam serviços socioassistenciais. Para mais informações sobre o sistema, a prefeitura deve entrar em contato com a Central de Atendimento do MDS, no telefone 0800 707 2003.
Aline Menezes
(61) 3433-1065
Ascom/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa