Desafios na articulação das políticas
sociais são debatidos em Brasília

Bruno Spada / MDS


No primeiro dia de debates do Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: Desafios no contexto latino-americano,  em Brasília (DF), nesta quarta-feira (9/12), os palestrantes discutiram a intersetorialidade e a integração das políticas sociais. A subchefe de Articulação e monitoramento da Casa Civil Miriam Belchior, da Presidência da República, fez uma breve exposição a respeito da implementação do Programa Bolsa Família no Brasil. Ela citou os desafios existentes no processo de coordenação entre os três níveis de governo.  “É preciso liderança do corpo dirigente, sensibilização e envolvimento de todos atores envolvidos. Trabalhar matricialmente produz melhores resultados”, ressaltou. 

Miriam Belchior: “Temos vários objetivos, entre eles consolidar uma política garantidora de direitos, reduzir ainda mais as desigualdades e articular as políticas sociais”

Miriam Belchior  falou, ainda,  sobre a vontade política do atual governo em  trabalhar de maneira integrada. “Temos vários objetivos, entre eles consolidar uma política garantidora de direitos, reduzir ainda mais as desigualdades e articular as políticas sociais”, argumentou.

O palestrante Fábian Repetto, co-diretor do Programa de Proteção Social do Centro de Implementação  de Políticas Públicas para Equidade e o Crescimento da Argentina,  elogiou  o sucesso do Bolsa Família - programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - e fez um contraponto entre as políticas sociais argentinas e brasileiras.  Segundo Repetto, cada nação apresenta peculiaridades e boas iniciativas de alguns países podem não ser adequadas para outros.  “A Argentina quer copiar o Bolsa Família. Ficamos encantados com o programa, mas o que pode funcionar bem em um país pode não funcionar em outro”. 

 O representante argentino também falou sobre a necessidade de conjugar técnica e política a fim de superar os desafios na articulação de políticas sociais. “Existem muitos desafios para alcançar uma coordenação com os três níveis de governo”, frisou. 

As discussões na manhã desta  quarta-feira contaram ainda com a presença da diretora nacional de Assistência Crítica e Inclusão Social do Ministério do Desenvolvimento  Social do Uruguai, Berta Sanseverino, e do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada,  Marcio Pochmann,  que  proferiu palestra sobre os desafios na articulação das políticas sociais.  As atividades da mesa  foram coordenadas   pela secretária de Avaliação e Gestão da Informação, Luziéle Tapajós,  do MDS.

 O Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: desafios no contexto latino-americano é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prossegue até a próxima sexta-feira, no Complexo Brasil 21 da capital federal.

Fernanda Souza

SERVIÇO

Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: desafios no contexto latino-americano /  MDS e BIDData: 08 a 11 de dezembro de 2009   (terça a sexta-feira)
Local: Complexo Brasil 21 , Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6 -  Brasília

 

(61) 3433-1021
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021