IPEA aponta elementos de
desenvolvimento social do Brasil

O primeiro dia de debates do Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: desafios no contexto latino-americano, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (9/12), contou com a participação do  presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann;  da sub-chefe  de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior; da diretora nacional de Assistência Crítica e Inclusão Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MIDES) do Uruguai, Berta Sanseverino; e do co-diretor do Programa de Proteção Social do Centro de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e o Crescimento (CIPPEC), da Argentina, Fabián Repetto.

A Secretária de Avaliação e Gestão da Informação, Luziele Tapajos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) - Pasta que, junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é responsável pelo encontro -  coordenou as exposições da primeira mesa do Seminário que tratavam dos desafios enfrentados  na articulação de políticas sociais e a viabilização de sistemas integrados de proteção social nesses países da América Latina.

A partir de gráficos, Pochmann mostrou a diminuição da pobreza, o aumento do acesso a saúde e a presença das crianças na escola, nos últimos anos. Segundo ele, esses fatores são de grande importância para a superação dos problemas que surgem na chamada “sociedade da informação” ou pós industrial, com destaque para a educação.

Segundo o presidente do IPEA, na sociedade agrícola ou industrial, onde o trabalho é o instrumento para se obter um produto de consumo, não se exige tanto conhecimento científico. Na sociedade pós-industrial que vivemos, cresce o trabalho “imaterial”, ou seja, prestação de serviço, sem geração de um objeto palpável. Este tipo de atividade exige conhecimento e formação, daí a inter-relação entre trabalho, educação, aumento de poder aquisitivo e consumo.

O antigo ginasial, que até certo ponto, era o necessário para ingressar no mercado de trabalho,  hoje não é mais o suficiente. Pede-se curso superior ou técnico especializado. Pochmann acredita que o desenvolvimento educacional se torna um elemento importante de desenvolvimento social, qualidade de vida e acesso aos bens sociais necessários para uma vida confortável. “Estamos avançando para uma realidade de exclusão social bem mais sofisticada”, concluiu.

Wellington Oliveira

 
SERVIÇO

Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: desafios no contexto latino-americano /  MDS e BIDData: 08 a 11 de dezembro de 2009   (terça a sexta-feira)
Local: Complexo Brasil 21 , Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6 -  Brasília

Informações para a imprensa
Fernanda Souza
(61) 3433-1070
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021