Inscrições para o Prêmio Rosani
Cunha vão até dia 24 de janeiro

A premiação, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),  tem como um de seus propósitos a articulação e  integração entre pesquisas e estudos que envolvem a questão do desenvolvimento social e as práticas coordenadas por governos e pela sociedade civil organizada

Fotos: Bruno Spada/MDS
As cinco melhores pesquisas serão premiadas –  três na categoria profissional e duas na categoria estudante    


Com o objetivo de premiar boas práticas desenvolvidas nas áreas da assistência social, segurança alimentar e nutricional e transferência de renda, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, cujas inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro de 2010.  A seleção ocorrerá em três etapas e serão premiadas 12 ações na modalidade Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do DF – sendo quatro para governos estaduais ou do DF e oito para governos municipais. Na modalidade Práticas da Sociedade Civil serão selecionadas quatro iniciativas. Outros cinco prêmios serão distribuídos para Estudos Acadêmicos – sendo três na categoria profissional e dois na categoria estudante.

Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social é o tema da premiação, que  também tem a finalidade de articular e integrar o debate e as reflexões entre pesquisas e estudos sobre a questão do desenvolvimento social e as práticas coordenadas por governos e pela sociedade civil organizada. Interessados em participar da seleção podem efetuar a inscrição em www.mds.gov.br/premiorosanicunha.

A cerimônia da primeira edição do Prêmio Rosani Cunha será realizada em março de 2010 e a partir daí terá periodicidade bianual. Todas as regras sobre a premiação foram publicadas no Diário Oficial da União de 23 de novembro de 2009. Os organizadores da iniciativa também  desenvolveram o Observatório de Desenvolvimento Social, hospedado no Portal do MDS, com a finalidade de manter um arquivo dinâmico e acessível ao público sobre as experiências desenvolvidas no País e as iniciativas selecionadas pelo prêmio.

Os dois primeiros colocados na categoria  prática municipal terão a chance de participar de missão internacional. Já os vencedores de outras categorias receberão uma viagem em missão nacional de intercâmbio.


 Pesquisadores e estudantes podem participar

Pesquisadores profissionais e alunos de graduação que tenham estudos acadêmicos na área de desenvolvimento social – transferência de renda, segurança alimentar e nutricional, assistência social e inclusão produtiva – poderão participar do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social. As inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2010 no seguinte endereço eletrônico: www.mds.gov.br/premiorosanicunha. As cinco melhores pesquisas serão premiadas – sendo três na categoria profissional e duas na categoria estudante.

As práticas e estudos devem apresentar consonância com as ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – idealizador do prêmio, que tem como temática Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social e tem entre seus objetivos articular e integrar as reflexões e o debate sobre a questão do desenvolvimento social. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

  A seleção ocorrerá em três etapas e terá como análise os seguintes critérios:

I – Replicabilidade, que consiste na avaliação do potencial de implantação da prática ou da aplicação de sua metodologia em outros contextos;

II – Sustentabilidade, que significa uma avaliação da continuidade da prática, considerando seus objetivos e resultados ao longo do tempo;

III - Criatividade: uma análise da capacidade da prática em contribuir com soluções inovadoras para situações e problemas que se repetem ao longo do tempo, inclusive a adaptação de instrumentos para serem aplicados em novos contextos;

IV - Integração com outras políticas e programas;

V - Impacto na vida dos beneficiários ; e, finalmente,

VI - Participação e controle social: que consiste em verificar se há a participação da comunidade no planejamento ou execução da prática.

    
  Rosani Cunha – O nome do Prêmio foi escolhido em homenagem à ex-secretária nacional de Renda de Cidadania, Rosani Cunha, falecida em acidente de carro, em novembro de 2008.  Durante a solenidade de lançamento da iniciativa, que contou com a presença de todos os secretários do MDS, o ministro Patrus Ananias lembrou a ex-secretária Rosani Cunha. “Estamos homenageando uma pessoa que foi um modelo, exemplo de servidora pública, dedicada, competente, transparente e ao mesmo tempo tocada por um profundo sentimento de amor ao povo, às pessoas, especialmente aos pobres”, comentou. O ministro disse que o prêmio é uma conquista daqueles que vêm construindo o ministério ao longo de quase seis anos. “E nós estamos integrando essas ações e, inclusive, estabelecendo um prêmio que não é especifico para nenhuma área, mas que contempla a ideia do desenvolvimento social na sua amplitude”, destacou.

Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já recebeu a inscrição de 3.200 práticas e estudos. Mais informações sobre os critérios de seleção do Prêmio Rosani Cunha estão disponíveis em www.mds.gov.br/premiorosanicunha.

Fernanda Souza

Informações para a imprensa
Fernanda Souza
(61) 3433- 1070
ASCOM / MDS

Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tel.: (61) 3433-1021