Projeto reúne 263 estações digitais em todo o Brasil

Por acreditar que o acesso à informação é fundamental para a construção do conhecimento, para a participação em sociedade e para a ampliação de oportunidades de trabalho, a Fundação Banco do Brasil criou em 2004 o Programa Inclusão Digital. “Nossa expectativa é prover um espaço público com acesso ao mundo digital para todos os cidadãos que não tiveram esse direito concedido”, afirma o gerente de Educação e Cultura da Fundação BB, Marcos Fadanelli.

Em cinco anos de projeto, a Fundação Banco do Brasil, em parceira com entidades locais e organizações do terceiro setor, já implantou 263 estações em comunidades que não tinham acesso a essas tecnologias. O Programa de Inclusão Digital fornece, além da mobília básica, dez computadores e um servidor. Além disso, capacita educadores sociais e promove a sustentabilidade das estações implementadas.

Números – O Nordeste, com 132 unidades, é a região com maior número de estações digitais implantadas, seguida pelo Centro-Oeste, com 50. O Sudeste tem 46, o Norte, 27, e o Sul, sete estações.
Do total de estações digitais, 223 são direcionadas ao público geral, 28 atendem somente cooperativas, cinco delas apenas catadores de materiais recicláveis, quatro são de uso exclusivo de estudantes, duas estações atendem indígenas e uma está instalada em comunidade quilombola.