Gestor tem compromisso
com a revisão cadastral


Sem atualização de dados, mais de 2,8 milhões de famílias
em todo o país podem perder o benefício


As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) XXXX com cadastros desatualizados há mais de dois anos precisam ser convocadas e orientadas a atualizar seus dados. Caso contrário, terão os benefícios bloqueados a partir de setembro. Se o cadastro continuar desatualizado até dezembro de 2009, o benefício será cancelado e a família sairá do PBF.

Atenção, senhor Gestor! O seu município está entre aqueles com maior número de famílias beneficiárias com dados cadastrais desatualizados. O prazo para atualização dos cadastros encerra no dia 31 de agosto deste ano.

O MDS está convocando as famílias para atualizarem os cadastros por meio de mensagens no extrato bancário e campanha de mobilização. O município deve fazer a sua parte, adotando ações para localizar as famílias como, por exemplo, visitas domiciliares, convocação por meio de rádio, carro de som e outros. Dê atenção especial ao atendimento das famílias que estão em áreas de difícil acesso.

A lista das famílias que precisam atualizar os cadastros é disponibilizada mensalmente na Central de Sistemas da Senarc http://aplicacoes2.mds.gov.br/senarc/. Mais detalhes sobre a revisão cadastral podem ser obtidos na Instrução Operacional n.º 28, disponível em http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/menu_superior/legislacao_e_instrucoes/instrucoes-operacionais-1.
Outro assunto que requer sua atenção é a ampliação do número de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. O MDS verificou que em seu município há menos famílias com perfil PBF cadastradas do que a meta de expansão prevista para este ano.

Para que novas famílias sejam incluídas no PBF é importante atualizar o cadastro das famílias já cadastradas que não recebem benefício. Diversas delas podem estar hoje dentro dos critérios do Bolsa Família, mas, sem a atualização cadastral, não poderão ser inseridas no Programa. Também é necessário identificar e cadastrar mais famílias pobres no CadÚnico, priorizando as mais vulneráveis.

Lembre-se: a atualização dos dados é permanente e deve ser feita, pelo menos, a cada dois anos. Ao atualizar os cadastros, ou cadastrar novas famílias, explique que elas são responsáveis pelas informações contidas no cadastro. Portanto, devem procurar os gestores do Programa Bolsa Familia sempre que houver mudança de endereço, composição familiar, renda e outros.

Para tirar suas dúvidas entre em contato com a Coordenação de Atendimento da Senarc 3433-1500 ou pelo e-mail gestorpbf@mds.gov.br.

 

Este é um produto desenvolvido pela Rede de Mobilização Social
para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)