Prefeitos têm compromisso
com a revisão cadastral


Sem atualização de dados, mais de 2,8 milhões de famílias
em todo o país podem perder o benefício do Bolsa Família


Senhor Prefeito, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está convocando, em todo o País, as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família para a atualização cadastral. Em municípios onde vive um grande número de famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos, o Ministério está promovendo uma ação especial, chamada revisão cadastral. E o seu município está nesta lista.

Os beneficiários do Bolsa Família foram informados por meio do extrato da Caixa que devem procurar os Gestores do Programa Bolsa Família para atualizar seus dados.

Para que a revisão cadastral tenha êxito é fundamental o envolvimento da sua prefeitura. O município deve elaborar uma estratégia de atualização das informações cadastrais das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que estão com os cadastros desatualizados há dois anos ou mais. As famílias que não atualizarem os cadastros até o dia 31 de agosto terão seus benefícios bloqueados a partir de setembro. Se o cadastro continuar desatualizado até dezembro de 2009, o benefício será cancelado.

Além disso, o Governo Federal está ampliando o número de famílias atendidas no seu município neste ano. As novas famílias serão incluídas principalmente nos meses de agosto e outubro. O MDS verificou que em seu município há menos famílias com perfil PBF cadastradas do que a meta de expansão prevista. Assim, é muito importante contar com o compromisso do (a) senhor (a), para que sejam realizadas rapidamente as seguintes ações:

• Atualizar também os cadastros das famílias já inscritas no CadÚnico que ainda não são beneficiárias e que estão com cadastros desatualizados há mais de dois anos. Isso pode evitar que famílias com perfil PBF deixem de ser inseridas no Programa devido à desatualização das informações.

• Identificar e cadastrar famílias pobres ainda não cadastradas, principalmente aquelas mais vulneráveis, que muitas vezes têm mais dificuldades de se informar e de procurar o cadastramento.

Fale com o gestor do Programa de sua cidade, que possui essas informações, e reafirme a ele a importância de se fazer rapidamente essa atualização cadastral. Com isso, as famílias pobres de sua cidade poderão contar com o Bolsa Família.

 

Este é um produto desenvolvido pela Rede de Mobilização Social
para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)