Cenário de Mobilização Social Entre os dias 24 e 30 de junho de 2010, a Rede de Mobilização Social veiculou três temas para o Metrô Rio:
No total, foram realizadas 2.345 inserções por meio de ligações telefônicas, mensagens por fax e e-mail, entradas ao vivo em emissoras de rádio comunitária, AM e FM e veiculação no site RMS. Acompanhe aqui uma entrada ao vivo em emissora de rádio Depoimento colhido referente ao tema “Metrô Rio abre as portas com o cartão gratuidade” “No meu caso, eles dão o passe com validade. Eu já tentei renovar meu cartão três vezes e me negaram. E eu tenho uma doença crônica, vou ficar para o resto da minha vida tomando remédio controlado. A validade dos créditos do cartão é de doze meses, acabou tem que começar tudo de novo. No caso dos estudantes, eles estão reclamando, pois a Secretária de Transporte está suspendendo o benefício. No dia que eu estive na prefeitura para pegar meus documentos, tinha uma fila de estudantes que tiveram seus passes suspensos. É um absurdo, pois o estudante precisa estudar e voltar para casa, pois é distante. Se fosse próximo, ele não precisava de ônibus. Ainda tem as mães, coitadas. Às vezes, ela está desempregada e não tem condições de pagar transporte para o filho, pois têm dois, três filhos dentro de casa e, não tem como pagar para todos. As pessoas idosas também é outro problema. São pessoas sem condições e já estão velhinhos, muitos não tem aposentadoria, e a gratuidade é um direito deles. Você chega na velhice e não tem direito a nada. Eu escuto muitas reclamações aqui no AMUNICON. Ficamos o dia todo escutando vários tipos de reclamações. Você vê que a pessoa não tem condições, mas não consegue exercer seus direitos e acaba procurando a justiça. Mas, a justiça é demorada, e se você não procurar seus direitos, quem vai resolver? Eu sou portadora de uma doença crônica há quinze anos e estou brigando por esse direito. Eu preciso disso. Eu respondo pelo meu caso e pelas crianças que moram aqui na comunidade.” Valdenir Pereira, secretária do Portal Comunitário da Cidade de Deus, Rio de Janeiro Análise Os temas abordados tiveram uma repercussão positiva entre os líderes comunitários e usuários contatados. As mídias populares – rádios comunitárias, AM/FM, carro de som e rádio poste elogiaram os temas sociais e esperam um maior número de estratégias voltadas para a comunidade. O site Rede de Mobilização Social (RMS) veiculou nas redes sociais três temas parte do cronograma de sensibilização. Acompanhe em detalhes o resultado por rede social:
|
|||
Essa é uma publicação do Metrô Rio desenvolvida pela Rede de Mobilização Social. Para mais informações, acesse www.metrorio.com.br |
|||