Cenário de Mobilização Social

Entre os dias 26 e 30 de julho de 2010, a Rede de Mobilização Social veiculou dois temas para o Metrô Rio:

  • Bicicletários nos trilhos do Metrô Rio; e
  • Cartão Gratuidade: passe livre para quem tem direito

No total, foram realizadas 13.046 inserções por meio de ligações telefônicas, mensagens por fax e e-mail, entradas ao vivo em emissoras de rádio comunitária, AM e FM e veiculação no site RMS. 

Acompanhe aqui uma entrada ao vivo em emissora de rádio

Depoimento colhido referente ao tema “Cartão Gratuidade: passe livre para quem tem direito”

“O Metrô não tem feito mais os anúncios para aquelas pessoas que ficam sentadas nos locais reservados para as pessoas acima de 60 anos. Hoje mesmo eu estava sentado e tinha um senhor em pé. Eu disse para o rapaz que estava sentado ao meu lado ceder o lugar para esse senhor, ele até ficou sem graça, falou que não precisava e tal. As pessoas geralmente ficam olhando, como se nada tivesse acontecido. Eu acho que tem que anunciar mais, porque já que as pessoas não são tão educadas eu tenho que fazer isso. Hoje, eu avisei o rapaz, e ele levantou. Eu ando pouco no Metrô, porque eu prefiro ir para a Tijuca, mas eu ouço muitas reclamações de que está muito cheio. Outra coisa, vocês poderiam conscientizar as pessoas que ficam na porta e que não vão desembarcar, elas atrapalham quem está embarcando. A gente fica com medo de falar alguma coisa, porque a cidade anda muito violenta. Mas de qualquer jeito, quando eu venho da cidade para a Zona Sul, não vou de Metrô porque eu escuto dizer que é uma loucura, então eu evito, prefiro usar o ônibus.”
Vera Marília, aposentada e líder comunitária, Rio de Janeiro

Clique e acompanhe os depoimentos na íntegra

Análise

O tema “Cartão Gratuidade: passe livre para quem tem direito” teve uma repercussão positiva entre os atores sociais contatados. A falta de banheiros públicos surgiu como reclamação nesta semana, mas a lotação nos vagões e o ar condicionado estão no topo do ranking de reclamações. As mídias populares – rádios comunitárias, AM/FM, carro de som e rádio poste elogiaram os temas populares e de responsabilidade social.

Cenário de acessos das redes sociais

O site Rede de Mobilização Social (RMS) veiculou nas redes sociais os temas parte do cronograma de sensibilização. Acompanhe em detalhes do resultado por rede social:

  • 2.328 visitas foram contabilizadas no site Rede de Mobilização Social (RMS), segundo o programa de análise Google Analytics;
  • 7.588 visualizações do material publicitário do Metrô Rio;
  • 11 exibições das imagens no álbum Metrô Rio;
  • 22 mensagens foram publicadas no Twitter @Rederms.
  • 157 visualizações das imagens no álbum Metrô Rio no Flickr;
  • 154 inserções foram feitas nas redes sociais, sendo 94 no Banco do Planeta, 27 no Orkut e 33 no perfil do Metrô Rio, no site da RMS.

 

Essa é uma publicação do Metrô Rio desenvolvida pela Rede de Mobilização Social.
Para mais informações, acesse www.metrorio.com.br