Cenário de Mobilização Social

Entre os dias 23 e 27 de agosto de 2010, a Rede de Mobilização Social veiculou três temas para o Metrô Rio:

• Cartões eletrônicos facilitam a vida de usuários do Metrô Rio;
• Sábado é dia de bicicleta no Metrô Rio; e
• Metrô Rio promove feira de cidadania.

No total, foram realizadas 11.680 inserções por meio de ligações telefônicas, mensagens por fax e e-mail, entradas ao vivo em emissoras de rádio comunitária, AM e FM e veiculação no site RMS. 

Acompanhe aqui uma entrada ao vivo em emissora de rádio

Depoimento colhido referente ao tema “Metrô Rio promove feira de cidadania”

“Crítica, eu não tenho, muito pelo contrário, pois nesse mundo em que a gente vive, o tanto de gente que trabalha, ainda faz milagres, pois é tanta gente que vem da Baixada Fluminense, que fazem o que dá para andar. O problema é que o povo ainda não tem educação, falta educação. O povo reclama, reclama, mas ninguém faz a sua parte, pois se é para o povo reclamar, que reclame direito. O trem está lotado? Está, mas tem gente que quer levar cachorro, mala de viagem, caixas de papelão e etc.. Não pode ser assim. O povo não dá espaço. Fica um bando de gente, um em cima do outro, e lá no ultimo vagão, ele está vazio. Mas eles gostam de andar desse jeito. O Metrô faz o que dá, mas a população também não ajuda. É igual quando há chuva que derruba casas e alaga tudo. Sabe por quê? O povo joga lixo no bueiro, deixa tudo largado, entope e depois vivem reclamando. O povo tem que ser mais consciente com as coisas, pois sem consciência o país não cresce. O Brasil cresce se nós cuidarmos dele.”

Erivânia Almeida, enfermeira do Pensionato Nossa Senhora da Conceição, Rio de Janeiro

Clique e acompanhe os depoimentos na íntegra

Análise

O tema “Metrô Rio promove feira de cidadania” teve uma repercussão positiva entre os atores sociais contatados, provando que as ações de cidadania são sempre bem recebidas pela população. Já lotação dos vagões na hora do rush e o sistema de ar condicionado estão no topo das reclamações. As mídias populares – rádios comunitárias, AM e FM, elogiaram os temas de responsabilidade social.

Cenário de acessos das redes sociais

O site Rede de Mobilização Social (RMS) veiculou nas redes sociais os temas parte do cronograma de sensibilização. Acompanhe em detalhes o resultado por rede social:

899 visitas foram contabilizadas no site (RMS), segundo o programa de análise Google Analytics;
5.765 visualizações do material publicitário do Metrô Rio;
10 exibições das imagens no álbum Metrô Rio;
15 mensagens foram publicadas no Twitter @Rederms.
37 visualizações das imagens no álbum Metrô Rio no Flickr;

Essa é uma publicação do Metrô Rio desenvolvida pela Rede de Mobilização Social.
Para mais informações, acesse www.metrorio.com.br