02/03/09

Professores reúnem-se sábado para agir contra calotes da Ulbra

Fonte: Políbio Braga Online
Autor: Políbio Braga
Atualizado: 20h09

Políbio Braga Online (27/02/09) - Os professores da Ulbra realizam Assembleia Geral neste sábado, a partir das 10h, no auditório da Amrigs (Av. Ipiranga, 5311 – bairro Partenon, em Porto Alegre) para deliberar os rumos da categoria diante do quadro de atrasos salariais.

Os docentes da Ulbra ainda não receberam: 10% do salário de dezembro; 80% do 13º salário; valor correspondente às férias e todo o vencimento de janeiro.

A assembleia foi agendada por decisão do Encontro Estadual de Professores da Ulbra, em dezembro, com o objetivo de deliberar sobre o retorno às aulas.

No final da tarde desta sexta-feira, 27, o Sinpro/RS recebeu da Celsp/Ulbra documento contendo uma proposta de regularização dos salários, que foi negociada em duas reuniões, realizadas quarta e sexta-feira, entre a direção do Sinpro/RS e representantes da Ulbra. A proposta será divulgada somente na assembleia.

EM ESTADO DE GREVE: com apreensão e desconfiança, professores aceitam proposta de parcelamento dos salários atrasados

Fonte: Blog Crise na Ulbra
Autor: Blog Crise na Ulbra
Atualizado: 02/03 às 10h29

A crise da Ulbra ainda está muito longe do fim

Blog Crise na Ulbra (28/02/09) - Sem dinheiro para quitar os salários atrasados (equivalente a 3,23 folhas segundo o Sinpro/RS), representantes da Ulbra propuseram o parcelamento da dívida em 6 vezes.

Os termos do acordo com os professores:

a) Pagamento, na próxima quinta-feira, 05 de março, do salário de fevereiro (férias);

b) Parcelamento em seis vezes, a partir de 05 de abril, do saldo do 13º salário, do resíduo do salário de dezembro, do salário de janeiro e do terço constitucional de férias – junto com o salário de março;

c) Parcelamento, em nove vezes, a partir de 05 de abril, do total de multas devidas pelos atrasos de salários de março, abril, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, 13º e dezembro de 2008; e janeiro de 2009 (totalizando 78,5% de um salário);

d) Atualização de 1% ao mês sobre cada parcela do acordo;

e) Bem imóvel como garantia de cumprimento do acordo;

f) Instituição de Comissão de Acompanhamento de implementação do acordo e das relações contratuais dos professores com a instituição durante a vigência do mesmo;

g) Relatórios mensais ao Sinpro/RS sobre a evolução fiscal e financeira da instituição;

h) Negociação de Plano de Carreira Docente a ser formalizado por Acordo Coletivo de Trabalho;

i) Compromisso com a retomada da regularidade salarial.

Os professores também decidiram permanecer numa espécie de ESTADO DE GREVE, de forma que, caso algum dos termos do acordo não seja cumprido, as atividades docentes serão suspensas.

A proposta de acordo foi feita através do Sinpro/RS e vale apenas para os professores. Não sabemos como ficam as demais categorais.

Na assembléia, foram reafirmadas as expectativas de mudança da gestão da instituição e, especialmente, do padrão de relacionamento desta com os seus professores.

Além disso, não acreditamos que a atual gestão seja capaz de cumprir a integralidade do compromisso proposto.

Os motivos de nossa desconfiança estão baseados em informações que indicam que a administração da Ulbra, além usar o dinheiro dos alunos e da sociedade (através da filantropia) em benefício próprio, vem administrando a instituição de forma arriscada e temerária; por exemplo, ver links 1 e 2.

Mesmo assim consideramos que, para o bem da instituição, o mais sensato no momento é continuar trabalhando, acompanhando de perto os desdobramentos da crise.

Perguntas que não querem calar:

* Por que a Ulbra não vende parte de seu patrimônio e regulariza de vez a situação dos salários? Até o presente momento a Ulbra não regularizou os salários de 2008...
* O patrimônio da Ulbra não está disponível para ser vendido? Caso afirmativo, quem determinou a indisponibilidade? A justiça? O reitor?
* Quanto a Ulbra/CELSP já repassou para as contas das empresas do reitor? Milhões de reais?
* Quanto a Ulbra/CELSP pagou para a empresa Toniolo-Busnelo executar obras em seus campi?
* Quanto a Toniolo-Busnelo repassou para as contas das empresas do reitor de Ulbra?
* Quanto a Ulbra/CELSP já repassou para as contas das empresas dos demais administradores da instiuição?
* Como a Ulbra irá pagar os professores? O acordo foi firmado sem a Ulbra ter ainda os recursos garantidos? Por que a justiça do trabalho não tem encontrado dinheiro nos cerca de 100 CNPJ rastreados...
* Como a Ulbra irá pagar os demais funcionários?
* Por fim, estão os gestores, mais uma vez, nos fazendo de bobos?

Seminários abrem ano letivo das redes estadual e municipal em Canoas

Atividades realizadas também em Nova Santa Rita marcaram início do período das aulas

Fonte: Jornal NH / Diário de Canoas
Autor: Daiane Poitevin/ Da redação
Atualizado: 11h40

Jornal NH (28/02/09) - As aulas na rede estadual e municipal se iniciam na segunda-feira, dia 2 de março, mas os professores já deram o pontapé inicial do ano letivo ontem e quinta-feira. Os profissionais participaram de seminários, apresentações artísticas e palestras. Ontem pela manhã e à tarde os docentes das escolas municipais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental assistiram a palestra com o escritor Rubem Alves, na Universidade Luterana do Brasil.

Antes da palestra, o prefeito Jairo Jorge e o secretário de Educação, Paulo Ritter, deram boas-vindas. “Queremos a mudança que nasce com a educação libertadora. Nosso desafio é transformar vidas. Queremos deixar para traz aquela educação que em anos anteriores ocupou páginas de jornais com escândalos”, comentou Jairo Jorge. Ritter afirmou que encontros similares serão realizados no decorrer do ano.

Diante de um auditório lotado e sendo transmitido ao vivo em outros dois espaços também repletos de educadores, Alves falou sobre o que significa ser professor. “É um mestre de voos. E o voo não pode ser ensinado, apenas despertado. O aluno é um pássaro e a tarefa do educador é provocar essa ave para que ela cante o seu canto”, destacou. O escritor foi mais longe: “O problema da escola de hoje é que o ensino é inspirado no modelo de fábrica, onde os alunos são considerados iguais. As pessoas acham que todos (os estudantes) têm o mesmo ritmo e não há lugar para aqueles que querem despertar algo diferente.”

HUMOR - Os professores da rede municipal de Nova Santa Rita participaram de encontro, na manhã de quinta-feira, no salão paroquial da Igreja Episcopal, no Centro da cidade. Na oportunidade, eles assistiram a show do humorista André Damasceno, que também é professor. O ator interpretou cenas cotidianas da vida de um educador.

Já os educadores da 1ª série do Ensino Fundamental da 27ª Coordenadoria Regional de Educação participaram de capacitação do Instituto Alfa e Beto, de Minas Gerais, ontem e quinta-feira. O projeto de alfabetização busca construir uma escala de competências e habilidades cognitivas em leitura, escrita e matemática, a serem desenvolvidas com alunos de seis e sete anos de idade no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de nove anos nas redes públicas de ensino do Rio Grande do Sul.

Docentes da Ulbra fazem hoje assembléia
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) faz hoje às 10 horas assembléia geral de professores da Ulbra, no auditório da Amrigs, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

Os docentes vão discutir o reinício das atividades letivas na universidade, a análise da situação da instituição e mobilização da categoria por salários. Segundo a entidade, os professores ainda não receberam 10% do salário de dezembro; 80% do 13º salário, valor correspondente às férias e vencimentos de janeiro. A assessoria de imprensa da Ulbra informou ontem à tarde que a universidade está estudando uma proposta a ser apresentada aos professores.

Professores aceitam proposta da Ulbra para pagamento dos salários

Em assembléia neste sábado, categoria disse acreditar na "continuidade da instituição"

Fonte: Jornal NH / Diário de Canoas
Autor: Cláudia Boff / Da redação
Atualizado: 20h11

Jornal NH (28/02/09) -
Em assembléia realizada pelo Sindicato dos Professores de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) neste sábado, no auditório da Amrigs, em Porto Alegre, os professores aprovaram por unanimidade a proposta da Reitoria da Ulbra para regularização de salários. O acordo contempla o pagamento, no dia 05 de março, de férias e do saldo de três dias trabalhados em fevereiro. Também prevê o parcelamento de outras dívidas e o recebimento de multas a partir de 05 de abril.

Conforme o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, o encontro possibilitou um importante debate sobre a situação da universidade. "A aprovação da proposta representa uma aposta dos professores na continuidade da instituição." Segundo ele, o acordo salarial, se cumprido, deverá zerar o défict que a Ulbra tem com os docentes. "A negociação garante o pagamento em seis vezes do saldo do 13º salário (80%), do resíduo do salário de dezembro (10%), do vencimento integral de janeiro e do terço constitucional das férias".

O início do parcelamento será no dia 05 de abril, junto com o pagamento em dia do salário de março. O prazo também se refere ao acerto de multas pelos atrasos nos vencimentos de março a dezembro e do 13º salário do ano passado, bem como do primeiro mês de 2009 (totalizando 78,5% de um salário). O pagamento será efetuado em nove parcelas. O Sindicato planeja agora formalizar o acordo junto à Justiça do Trabalho, tendo como garantia um bem imóvel de valor igual ou superior aos débitos salariais. Uma Comissão será formada para acompanhar o caso."A Ulbra se comprometeu a fornecer relatórios mensais sobre a evolução fiscal e financeira da instituição. Em caso de descumprimento, haverá multa de 20% e vencimento integral de todos os valores." A direção da universidade, através de sua assessoria de imprensa, informou que só irá se pronunciar a partir de segunda-feira.

Resumo do RBS Notícias - RBS TV

Fonte: Zero Hora Online
Autor: Agência RBS
Atualizado: 19h32

Zero Hora Online (28/02/09) — Professores da Ulbra aceitaram proposta da diretoria para colocar salários em dia.

— Gravação de câmeras de segurança podem ajudar a identificar quatro pessoas que assaltaram praça de pedágio em Viamão.

— Um homem de 27 anos foi morto na manhã deste sábado na Ilha do Pavão, em Porto Alegre.

— Casal usava a casa de boneca da filha como esconderijo de drogas e foi preso neste sábado, na Região Metropolitana.

— Escolas vencedoras do Carnaval de Porto Alegre fazem desfile das campeãs na noite deste sábado.

— Chuvas contribuem para o desenvolvimento das lavouras de soja em Santa Rosa.

— Preços mais baixos levam gaúchos a adquirir motos no Uruguai.

— Medidas simples ajudam a combater trotes para a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

— Como funciona a isenção do Imposto de Renda em casos de doença.

— Decisão do primeiro turno dá mais importância ao Gre-Nal deste domingo.

— Consumidores lotam lojas em busca de material escolar.

Resumo do Correspondente Ipiranga

Fonte: Zero Hora Online
Autor: Rádio Gaúcha
Atualizado: 18h50min / 19h24

Zero Hora Online (28/02/09) - Professores aceitam proposta da Ulbra e decidem não entrar em greve.

— Maior agilidade no atendimento faz aumentar procura por benefícios no INSS.

— Morrem mais duas vítimas de explosão no prédio da Polícia Federal em Manaus.

— A Mega Sena será sorteada às 20h.

— Navio pesqueiro catarinense afundou em Rio Grande.

— Um funcionário da Prefeitura de Erechim morreu após capotar um trator no distrito de Coã.

— Identificado o homem que morreu no pátio do Palácio da Polícia, em Porto Alegre, nesta madrugada.

— Brasil e Estados Unidos começam na próxima semana negociação para o corte dos subsídios aos produtores de algodão norte-americanos.

— A UTI neonatal do Hospital da PUCRS foi fechada novamente devido à superlotação.

— A Justiça Federal determinou que o INSS retome o fornecimento de próteses e órteses aos segurados com deficiência física.

— O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho defende redução de impostos para manter empregos em tempos de crise.

— Preso no Rio de Janeiro do ex-superintendente do Ibama no Pará condenado por extorsão.

— O ex-ministro José Dirceu criticou decisão da Justiça de penhorar um terreno dele para arcar com os custos de uma ação civil pública.

— Em mais um desabafo, a governadora Yeda Crusius defendeu a gestão tucana a frente do Rio Grande do Sul e atacou crítico do centro do país.

 

Professores aceitam proposta da Ulbra e desistem da greve

A decisão foi tomada em assembleia, depois da Universidade garantir a quitação dos salários atrasados

Fonte: Zero Hora
Autor: Rádio Gaúcha
Atualizado: 19h18min

Zero Hora (28/02/09) - Os professores da Ulbra não vão entrar em greve na semana que vem. Em assembléia realizada na manhã deste sábado, a categoria aceitou a proposta de pagamento dos salários atrasados oferecida pela reitoria da Universidade.

A garantia é de que no dia 5 de março os docentes receberão os débitos referentes às férias. A partir do dia 5 de abril, a Ulbra começará a pagar em parcelas de seis vezes os salários atrasados de dezembro e janeiro, além de colocar em dia os vencimentos de março. No entanto, se até quinta feira a instituição não cumprir a proposta, os docentes farão uma nova assembléia no próximo sábado.

Em novembro do ano passado, os professores da Instituição paralisaram as atividades por oito dias. A Ulbra possui pouco mais de 2 mil docentes.

Resumo da Chamada Geral - Rádio Gaúcha Primeira Edição

Fonte: Zero Hora Online
Autor: Rádio Gaúcha
Atualizado: 12h30

Zero Hora Online (28/02/09) — Professores da Ulbra decidem em assembléia se iniciam greve em função dos salários atrasados.

— Final de semana de Gre-nal movimenta o Estado.

— Grêmio e Inter decidem amanhã à tarde a Copa Fernando Carvalho, que é o primeiro turno do Gauchão.

— Homem morre em pátio de delegacia da capital.

— Preso casal de traficantes que escondia droga dentro da casinha de bonecas da filha.

— Carnaval de rua de esteio tem tiroteio e duas pessoas feridas.

— Praça de pedágio da RS-040 é assaltada.

— Cresce números de instituições privadas de ensino superior do Rio Grande do Sul.

— O Governo do Estado não vai receber os recursos da merenda escolar no mês de março. A união suspendeu o repasse por irregularidades.

— Boletim do consumidor. Reajuste dos remédios deve ser superior ao ano passado.

— Aumenta procura por benefícios do INSS após adoção de sistema rápido.

— Este é o último final de semana da Feira do Material Escolar na Capital.

Notas
Ensino Superior

Fonte: Zero Hora
Autor: Da redação
Atualizado:9h04

Zero Hora (02/03/09) - Algumas instituições iniciaram o ano letivo na semana passada, como Unisinos, Ulbra, Feevale, UCPel, Unisc e UPF. Grande parte delas, no entanto, retoma as atividades apenas hoje. Confira o cronograma:

Calendário

UFRGS – Hoje

UFCSPA – Hoje

PUCRS – Hoje

UCS (Caxias do Sul) – Hoje

Uniritter (Canoas e Porto Alegre) – Hoje

Centro Universitário Metodista do IPA – Hoje (calouros) e amanhã (veteranos)

Furg – Hoje

Unicruz (Cruz Alta) – Hoje

UFSM – Dia 9

Uergs – Dia 16

UFPel – 13 de abril

Passagens escolares

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, as fichas escolares não são mais aceitas nos ônibus da Capital. Os estudantes devem usar, exclusivamente, o TRI escolar. Para fazer o cartão, o interessado precisa ir até a entidade representativa responsável pelo cadastramento. A taxa de confecção é equivalente a 12 passagens escolares (R$ 13,80). Em sete dias úteis, o cartão estará disponível.

Onde fazer

Estudantes do Ensino Médio, Fundamental, Técnico Profissionalizante, Pré-vestibulares: grêmio estudantil da sua escola ou Umespa (Avenida Alberto Bins, 810).

Estudantes Universitários: DAs, DCEs da sua faculdade ou UEE (Mercado Público, 2° andar, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira)

Informações: www.tripoa.com.br

Acordo regularizará salários dos professores da Ulbra

Encontro possibilitou um importante debate sobre a situação da universidade

Fonte: Jornal NH / Diário de Canoas
Autor: Da Redação
Atualizado: 7h76

Jornal NH (02/03/09) - A assembléia realizada pelo Sindicato dos Professores de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) no último sábado, no auditório da Amrigs, em Porto Alegre, aprovou por unanimidade a proposta da Reitoria da Ulbra para regularização de salários. O acordo contempla o pagamento, no dia 5 de março, de férias e do saldo de três dias trabalhados de fevereiro. Também prevê o parcelamento de outras dívidas e o recebimento de multas a partir de 5 de abril.

Conforme o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, o encontro possibilitou um importante debate sobre a situação da universidade. “A aprovação da proposta representa uma aposta dos professores na continuidade da instituição.” Segundo ele, o acordo salarial, se cumprido, deverá zerar o défict que a Ulbra tem com os docentes. “A negociação garante o pagamento em seis vezes do saldo do 13º salário (80%), do resíduo do salário de dezembro (10%), do vencimento integral de janeiro e do terço constitucional das férias.” O início do parcelamento será no dia 5 de abril, junto com o pagamento em dia do salário de março. O prazo também se refere ao acerto de multas pelos atrasos nos vencimentos de março a dezembro e do 13º salário do ano passado, bem como do primeiro mês de 2009 (totalizando 78,5% de um salário). O pagamento será efetuado em nove parcelas.

O Sindicato planeja agora formalizar o acordo na Justiça do Trabalho, tendo como garantia um bem imóvel de valor igual ou superior aos débitos salariais.
Uma comissão será formada para acompanhar o caso. “A Ulbra se comprometeu a fornecer relatórios mensais sobre a evolução fiscal e financeira da instituição. Em caso de descumprimento, haverá multa de 20% e vencimento integral de todos os valores.” A direção da universidade, através de sua assessoria de imprensa, informou que só irá se pronunciar a partir de hoje.

Documento produzido pelo Núcleo de Análise de Mídia da Informe Comunicação.
Sugestões: clippingulbra@informe.jor.br