01/04/09 a 02/04/09

Faz exatamente 300 dias desde a última vez que a Ulbra pagou salários sem atraso - antes fosse uma pegadinha de primeiro de abril

Há 300 dias os juros bancários e das prestações atrasadas corroem nosso saldo, nosso crédito e nossa saúde. 300 dias matando cachorro a grito

Autor: Blog Crise na Ulbra
Atualizado: 3h16
Fonte: Blog Crise na Ulbra

Blog Crise na Ulbra (01/04/09) - Cenário atual:

* A última vez que a Ulbra pagou os salários em dia (até o dia 5 do mês, prazo legal) foi a 300 dias;
* O salário menos atrasado deveria ter sido depositado há 55 dias;
* Com as multas, atualmente a universidade deve pouco mais de 3 salários aos professores (praticamente todo 13o., 1/3 de férias, parte de dezembro de 2008, todo o mês de janeiro de 2009 e multas) e
* A Ulbra deve mais uma multa de 20% sobre 26 milhões pelo não cumprimento da primeira parcela do acordo (como serão pagos estes valores?).

Também faz pouco mais de 300 dias que o reitor começou a desfilar com o Audi de 800 mil (insensibilidade ou falta de visão sobre o que estava por vir? - de qualquer forma, estamos nas mãos deste homem). E o dia do pagamento está aí. Sem perspectivas.

 

Desafio Sebrae na região Metropolitana

Estudantes universitários são estimulados a participarem do jogo virtual

Autor: Da redação
Atualizado: 10h51
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RS

AgênciA Sebrae de Notícias-RS (01/04/09) - A meta para essa edição do Desafio Sebrae é inscrever 2.780 universitários nos municípios atendidos pela regional Metropolitana do Sebrae/RS. Com o objetivo de estimular estudantes universitários da região Metropolitana de Porto Alegre a participarem da edição deste ano do Desafio Sebrae, a regional Metropolitana do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) montou uma programação especial para convidar os universitários da região a garantirem seu lugar no jogo virtual. As ações de divulgação do Desafio Sebrae ocorrem nas principais universidades da região entre os dias 30 de março e 12 de maio.

Com inscrições abertas em todo o País, o jogo de administração de empresas virtuais busca estimular o espírito empreendedor, disseminar a cultura empreendedora e desenvolver a capacitação gerencial em pequenos e médios negócios entre universitários, por meio do tema “Para construir a sua história você tem que dar o primeiro passo”. O desafio deste ano será a gestão de uma fábrica de brinquedos artesanais, e contará com um ambiente virtual totalmente reformulado, ampliando o contato direto entre os participantes.

Na região Metropolitana, de 30 de março a 1º de abril, serão realizadas visitas a turmas de diferentes cursos de graduação da Escola Superior de Administração, Direito e Economia (Esade). De 1º a 16 de abril as visitas ocorrem nas turmas de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); de 13 a 24 de abril, ao Centro Universitário Metodista IPA; de 22 a 28 de abril, as ações de divulgação ocorrem no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em São Jerônimo; e, de 27 de abril a 12 de maio, a programação se encerra na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Durante esse período, o Sebrae/RS disponibilizará quiosques institucionais em cada instituição de ensino visitada. No local, os estudantes poderão efetuar sua inscrição e buscar mais informações sobre a competição.

A gestora do projeto Fomento ao Empreendedorismo do Sebrae Metropolitana, Adriana Ribas, destaca que a meta para essa edição do Desafio Sebrae é inscrever 2.780 universitários nos municípios atendidos pela regional Metropolitana do Sebrae/RS. Segundo a gestora, as ações de divulgação do Desafio Sebrae pretendem mostrar aos acadêmicos de diferentes cursos de graduação de que forma eles devem proceder para inscrever sua equipe na competição, e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do jogo. “Por meio da participação no Desafio Sebrae, os universitários terão a oportunidade de trabalhar próximos à sua realidade, lidando com desafios pertinentes à área de conhecimento. Eles vão estar na administração de uma empresa virtual, efetuando contratações, elaborando material de marketing ou controlando o fluxo de caixa. Este é o maior benefício que eles terão: administrar uma empresa sem correr riscos, mas ampliando seus conhecimentos sobre diferentes aspectos relacionados ao ambiente empresarial”, complementa.

Voltado a estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o ensino superior, independentemente do curso de graduação, a décima edição do Desafio Sebrae traz um novo ambiente virtual, além da facilidade de baixar o jogo pela web, abolindo os antigos kits enviados pelo correio. As novidades, segundo a técnica do Sebrae/RS, Roséli Martins da Rosa, interlocutora do Desafio Sebrae no RS, foram criadas com o intuito de promover a sensação de mergulhar no universo lúdico de uma fábrica de brinquedos artesanais. “O novo ambiente virtual, moderno e sofisticado, conta com imagens muito mais realistas, que vêm ao encontro do ponto de vista dos jogadores. Mesas personalizadas de acordo com o perfil do profissional, brinquedos espalhados pelas mesas e blocos de anotação reforçam a impressão de realidade do jogo”, destaca. Durante o game, os participantes também vão dispor de sete áreas: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina.

O Desafio Sebrae, na sua última edição, em 2008, contou com a participação de mais de 7,5 mil estudantes gaúchos, representando 1.861 equipes entre mais de 90 mil adesões de toda a América Latina. Em função do número expressivo de participantes, o Rio Grande do Sul, juntamente com São Paulo, Paraná, e Minas Gerais, recebe neste ano a oportunidade de enviar duas equipes para a semifinal nacional do game. “No ano passado o número de inscritos cresceu 31,7%, em relação a 2007, registrando maior presença de jovens do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 22 anos”, informa Roseli. Já para a edição 2009, a expectativa é de que as inscrições cheguem a 7,6 mil no Rio Grande do Sul, totalizando a participação de mais de 100 mil estudantes do País.

Na disputa do Desafio Sebrae, os jogadores reúnem-se em equipes com 3 a 5 componentes que ficam responsáveis por gerenciar virtualmente uma empresa. As equipes são divididas em chaves, onde são simuladas situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia a dia. O jogo é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet, e as outras duas são presenciais, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão. Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.

Premiação

Nas finais estaduais, os integrantes das equipes vencedoras em cada Estado receberão um troféu e a participação gratuita em um curso por eles escolhido, entre os ofertados na programação do Sebrae da Unidade da Federação pela qual estão competindo, dentro do período de até um ano após a finalização desta competição. Na semifinal Nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a Final Nacional receberá como prêmio um notebook, cujas configurações serão definidas pela coordenação.

O prêmio final concedido aos participantes da equipe vencedora consistirá em uma viagem internacional (entre o Brasil e o país de destino) de dez dias de duração (incluídos os deslocamentos aéreos de ida e volta) a um centro de referência mundial em empreendedorismo, a ser escolhido pela coordenação da competição, com programação de visitas técnicas organizadas exclusivamente pela coordenação da Competição a empresas, universidades e incubadoras.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
www.desafio.sebrae.com.br

 

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Autor: Blog Crise na Ulbra
Atualizado: 5h52
Fonte: Blog Crise na Ulbra

Blog Crise na Ulbra (02/04/09)

Documento produzido pelo Núcleo de Análise de Mídia da Informe Comunicação.
Sugestões: clippingulbra@informe.jor.br