05/05 a 06/05

Sinpro/RS participa de audiência pública sobre a crise da Ulbra

Autor: Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)
Fonte: Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)

Sinpro-RS (05/05/09) - O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, participou na manhã desta terça-feira, 5, da audiência pública conjunta das Comissões de Educação e Saúde sobre a crise da Ulbra. A audiência foi uma iniciativa do deputado Alberto Oliveira (PMDB) e o debate coordenado pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Mano Changes (PP).

O representante do Sinpro/RS apresentou um histórico sobre os atrasos salariais e o agravamento da crise e relatou o movimento dos professores que culminou com a saída do ex-reitor da Ulbra. Ele informou que não há qualquer perspectiva de pagamento de salários neste dia 5 de maio, data de vencimento da folha de abril e dia em que vieram a público as denúncias sobre pagamentos feitos pelo ex-prefeito de Canoas ao ex-reitor, no valor de R$ 7,5 milhões. “Esse é mais um fato que evidencia os descaminhos administrativos e de gestão da Ulbra”, completou.

Fuhr ressaltou a importância da mobilização dos professores, funcionários e alunos no processo de mudança iniciado na instituição, alertando que a crise da Ulbra está longe de terminar, e fez um apelo para que os parlamentares continuem acompanhando os desdobramentos. Foi entregue aos deputados a pauta de reivindicações dos professores para a reestruturação política, administrativa e acadêmica da Ulbra.

Estatuto e Regimento Interno da Ulbra

Autor: Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)
Fonte: Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)

Sinpro-RS (05/05/09) - Tendo em vista a reivindicação dos professores de reformulação do Estatuto e do Regimento Interno da Ulbra, o Sinpro/RS está disponibilizando a íntegra de ambos os documentos, a seguir:

- Estatuto (arquivo em formato PDF - 43 Kb)
- Regimento Geral (arquivo em formato PDF - 2,67 Mb)


Nova Ulbra caloteia salários dos professores mais uma vez

Autor: Polibio Braga
Atualizado: 23h25
Fonte: Polibio Braga Online

Polibio Braga Online (05/05/09) - O Sinpro/RS ingressou na Justiça do Trabalho de Canoas com nova ação coletiva de cumprimento para que a Ulbra pague os salários de abril dos professores. Os vencimentos de abril venceram nesta terça-feira, 5. O titular da 2ª Vara do Trabalho de Canoas, juiz Volnei de Oliveira Mayer, ao receber a ação, determinou o início da penhora de valores em todas as contas bancárias de todos os CNPJs do complexo Ulbra, com vistas à obtenção de recursos para o pagamento da folha de abril de professores da instituição. “A expectativa do Sindicato está voltada à disposição manifesta do juiz, de estender a captação dos recursos a todas as contas ligadas ao complexo Celsp/Ulbra”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

O não pagamento do salário de abril no dia de hoje confirma a previsão de falta de recursos, transmitida ao Sindicato no final da tarde de segunda-feira por um representante do Comitê Gestor da Crise da Ulbra, que manifestou, no entanto, a expectativa da liberação de recursos já penhorados pela Justiça do Trabalho, bem como a provável alienação de bem imóvel isento de penhora nos próximos dias.

Mais de 50% dos valores já penhorados pela Justiça do Trabalho, metade é objeto de embargos por parte dos credores da empresa Resul S. A., de propriedade do ex-reitor, Ruben Becker, e do filho dele, Leandro Becker.

Também é esperada a liberação, pela Justiça Federal, de valores penhorados em abril e antes do acordo da Ulbra com a Fazenda Nacional.


Resumo do RBS Notícias

Autor: RBS TV
Atualizado: 19H20
Fonte: Agência RBS

RBS TV (05/05/09) — Repasse irregular da prefeitura de Canoas para a Ulbra foi discutido hoje.
— Seca provoca cheiro na água do Guaíba.
— Mais um dia de movimento nos postos de saúde de Porto Alegre para a vacinação contra febre amarela.
— Policiais militares que agrediram jovem na Capital são afastados.
— Morte de peixes no Rio dos Sinos deixa autoridades ambientais em alerta.
— Registrados seis casos de hepatite A em estudantes de Pelotas.
— Entregues ao governo os projetos de engenharia para empreendimentos em Rio Grande.
— A região Sul poderá receber mais energia do Sudeste por causa da seca.
— Por causa da estiagem, toda uma microrregião do noroeste do Estado, conhecida como celeiro, vai praticamente parar de 11 a 15 de maio.
— O Inter recebe o Náutico amanhã no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
— O Grêmio, que teve quatro jogadores premiados entre os melhores do Gauchão, já está em Lima, no Peru, onde disputa a primeira partida pelas oitavas de final da Libertadores.
— O atual secretário adjunto do Planejamento é o novo diretor-presidente do Detran. Sérgio Buchmann substitui a delegada Estella Maris Simon, que pediu demissão ontem.


Resumo do Correspondente Ipiranga 20h

Autor: Rádio Gaúcha
Atualizado: 20h25
Fonte: Agência RBS

Rádio Gaúcha (05/05/09) — A Justiça do Trabalho determinou o bloqueio das contas da mantenedora da Ulbra, Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo.
— Vai faltar água nesta terça-feira em parte do município de Gravataí.
— Após assembleia, incorporação da Petroquímica Triunfo à Braskem foi aprovada.
— A Susepe e a Brigada Militar realizam neste momento uma revista nos presos do Instituto Penal de Viamão. Nesta tarde, um tiroteio entre dois grupos rivais deixou quatro detentos feridos.

— Três pessoas morreram em um deslizamento de terra provocado pela chuva que atinge Salvador-BA.
— A vacinação dos idosos contra a gripe deve ser prorrogada em Porto Alegre.
— Subiu de 25 para 28 o número de casos suspeitos de gripe em 10 Estados e Distrito Federal.
— O Ministério da Agricultura confirmou a redução na venda de carne de porco devido à nova gripe.
— Chega a 173 o número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência devido à seca.
— Índios invadiram hoje à tarde a sede da Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, no centro de São Paulo. Eles pedem melhorias no atendimento às aldeias.
— O ministro gaúcho do STF Eros Grau pediu para deixar o cargo.
— O ex-ministro José Dirceu afirma que, ao se inscrever como pré-candidato ao governo do Estado, Tarso desrespeitou o debate do PT gaúcho.
— Governadora Yeda afirma que pretende renovar o contrato com a empresa Atento, para impedir que haja interrupção do serviço de guincho em Porto Alegre.


Justiça determina bloqueio das contas da mantenedora da Ulbra

Sindicato ingressou com ação após constatar que salários de abril não foram pagos

Autor: Rádio Gaúcha
Atualizado: 22h04
Fonte: Agência RBS

Rádio Gaúcha (05/05/09) - A Justiça do Trabalho determinou o bloqueio das contas da mantenedora da Ulbra, Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo. A medida foi tomada para garantir o pagamento de salários atrasados dos professores da instituição.

O sindicato da categoria ingressou com a ação após constatar que os vencimentos de abril não foram pagos. O dinheiro deveria ter sido depositado nesta terça-feira.

Justiça do Trabalho determina novo bloqueio de contas da Ulbra

Autor: Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)
Fonte: Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)

Sinpro-RS (05/05/09) - No início da tarde desta terça-feira, 5, a assessoria jurídica do Sinpro/RS ajuizou, na Justiça do Trabalho de Canoas, ação de cumprimento referente ao não pagamento do salário de abril dos professores da Ulbra, vencidos nesta data.

O titular da 2ª Vara do Trabalho de Canoas, juiz Volnei de Oliveira Mayer, ao receber a ação, determinou o início da penhora de valores em todas as contas bancárias de todos os CNPJs do complexo Ulbra, com vistas à obtenção de recursos para o pagamento dos salários de abril.

A expectativa do Sindicato está voltada à disposição manifesta do juiz, de estender a captação dos recursos a todas as contas ligadas ao complexo Celsp/Ulbra.

O não pagamento do salário de abril no dia de hoje confirma a previsão de falta de recursos, transmitida ao Sindicato no final da tarde de segunda-feira por representante do Comitê Gestor da Crise, que manifestou, no entanto, a expectativa da liberação de recursos já penhorados pela Justiça do Trabalho no último período, bem como a provável alienação de bem imóvel isento de penhora nos próximos dias.

Dos valores já penhorados pela Justiça do Trabalho, no entanto, metade é objeto de embargos por parte dos credores da empresa Resul S. A., de propriedade do ex-reitor, Ruben Becker, e do filho dele, Leandro Becker.

O Titular da 2ª Vara do Trabalho cogitou, igualmente, a possibilidade de gestionar junto à Justiça Federal pela liberação de valores de posse desta, fruto das penhoras realizadas em abril e antes do acordo com a Fazenda Nacional.

Nos próximos dias, o Sinpro/RS intensificará sua incidência sobre a Ulbra e o próprio Poder Judiciário com vistas à definição dos recursos para o pagamento de salários dos professores.

O Sindicato convoca todos os docentes para o II Encontro Estadual de Professores da Ulbra e a Assembleia Geral, no dia 16 de maio, ocasião em que a questão salarial será também ponto de pauta.


Situação da Ulbra é debatida em audiência pública na Assembleia

Comissões de Educação e Saúde trataram de ações sobre atual situação da universidade

Autor: Da Redação
Atualizado: 14h19
Fonte: Diário de Canoas

Diário de Canoas (05/05/09) - Uma audiência pública conjunta das Comissões de Educação e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado foi realizada na manhã desta terça-feira para esclarecer, discutir e deliberar possíveis ações sobre a atual situação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

O deputado Alberto Oliveira (PMDB), que propôs o encontro, reforçou a importância de manter a credibilidade da instituição, principalmente perante os 36 mil estudantes atendidos. "As denúncias apontadas sobre a universidade são graves e não podem passar em branco", enfatizou Oliveira.

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella (PDT), afirmou que o diálogo deve ser fortalecido para que os hospitais da Ulbra voltem a funcionar. "É preciso restabelecer urgentemente o funcionamento destes hospitais que atendem até 70% pelo SUS", destacou Sossella

O parlamentar argumenta que o imediato funcionamento das instituições também irá favorecer a comunidade acadêmica da Ulbra, pois alunos de medicina e de outros cursos ligados à saúde, precisam exercer atividades práticas.


Justiça determina novo bloqueio nas contas da mantenedora da Ulbra

Terça-feira foi marcada por reuniões para tratar do pagamento de salários atrasados

Autor: Da Redação
Atualizado: 22h01
Fonte: Diário de Canoas

Diário de Canoas (05/05/09) - A terça-feira foi marcada por audiência pública, reunião e negociação para a Ulbra. Logo pela manhã as Comissões de Educação e de Saúde da Assembleia Legislativa (AL) reuniram-se para tratar da crise da instituição. À tarde representantes do Sindisaúde/RS e do Comitê Gestor de Crise debateram a situação dos trabalhadores dos hospitais. Houve ainda acerto no pagamento dos salários de abril dos funcionários. Já os professores não conseguiram receber e o Sinpro/RS entrou com pedido de bloqueio das contas da Celsp/Ulbra na Justiça do Trabalho.

Pela manhã, na audiência pública na AL deputados pediram transparência e apresentaram sugestões. Uma das ideias apresentadas é de que a universidade tenha caixa exclusivo para os valores oriundos das mensalidades e utiliza-los apenas para manter em dia salários e despesas de manutenção como água, luz e limpeza. A outra sugestão é que a Ulbra negocie com seus credores para que sejam feitas parcerias com eles. Outra prioridade citada no encontro foi a questão dos três hospitais fechados desde o dia 16.

 

Tocantins usa torpedos para divulgar jogo universitário

Parcerias estimulam as inscrições para que o Estado atinja a meta de três mil participantes

Autor: Marcela Pires / ASN
Atualizado: 16h25
Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Agência Sebrae de Notícias (05/05/09) - Tocantins está divulgando o Desafio Sebrae 2009 por meio de uma série de ações, mas principalmente através de parcerias. Para alcançar sua meta de 3 mil inscritos, o Sebrae/TO conta com o apoio da Claro para divulgar o jogo com a apresentação de malabares e personagens que fazem panfletagem nas principais faculdades e universidades do Estado e em algumas áreas de laser em Palmas.

A Claro também disponibilizará um quiosque num shopping center da capital para efetuação das inscrições e 30 modens e outros brindes para sorteio entre as equipes. A empresa também envia torpedos, para todos os clientes da Claro, com informações sobre Desafio Sebrae 2009.

Está sendo articulada ainda uma parceria com as empresas juniores das universidades Ulbra e Católica para apresentar a competição aos acadêmicos de diferentes graduações e tirar as dúvidas com relação ao jogo virtual e mobilizar e sensibilizar os estudantes para a efetivação das inscrições.

A analista técnica do Sebrae/TO Adriana Janzen diz que em Porto Nacional os estudantes de medicina e odontologia estão motivados a participar do Desafio. “Os professores também estão sendo parceiros oferecendo dois pontos para os alunos que confirmarem sua participação. Estamos confiantes, muitas equipes já nos procuraram para pegar fichas de inscrição ”, afirma.

Em Paraíso, o Sebrae está contratando a empresa júnior da Faculdade de Comunicação, Ciências e Letras de Paraíso (Fecipar) para mobilizar o público universitário para participar da competição. Desde segunda-feira, o Desafio está sendo apresentado na semana acadêmica da União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (UNEST), que realiza-se na cidade. Além disso, cartazes e panfletos são distribuidos nas cidades do Vale do Araguaia.

Daniel Barros, acadêmico de Direito do Centro Universitário Unirg, integrante da equipe Jus Empreendimentos, que venceu a etapa estadual de 2008, diz que participar do Desafio Sebrae lhe proporcionou uma grande aprendizagem. “Foi possível desmistificar os conceitos de empreendedorismo, ter um novo olhar sobre a gestão de uma empresa e hoje tenho vontade de abrir meu próprio empreendimento. Fiz muitas amizades e melhorei meu currículo. O jogo exige dedicação e paciência, mas no final a recompensa e a aprendizagem têm valor insubstituível”, conta Daniel.

De acordo com a gerente do Núcleo Regional Sul, Márcia de Paula, o Sebrae/TO tem uma meta desafiadora para alcançar este ano e as ações estão sendo estruturadas para mobilizar os acadêmicos a participarem deste grande desafio de conhecimento e empreendedorismo. “Estamos desenvolvendo estratégias criativas e diversificadas para atrair o público universitário para que percebam que o mercado é cheio de possibilidades e aprendam sobre a importância do empreendedorismo”, explica a gerente.

Desafio Sebrae 2009

As inscrições estão abertas até 13 de maio por meio do site www.desafiosebrae.com.br, e custam R$ 30 por equipe de três a cinco pessoas. O Desafio Sebrae é um jogo de empresas voltado para estudantes de todo Brasil que estejam cursando o ensino superior e oferece prêmios como computadores e uma viagem internacional para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Acima de tudo, o Desafio Sebrae oferece uma oportunidade para que jovens, independentemente do curso de graduação que estejam fazendo, tenham contato com o ambiente e a dinâmica empreendedora através de um software exclusivo.
Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe e de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.

O Desafio Sebrae no Tocantins contou com a participação de 400 universitários em 2006, 1.474 em 2007 e 2.551 em 2008.

Serviço:
Assessoria de imprensa do Sebrae/TO - (63) 3219-3302
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800


Ceulp/Ulbra empossa nova diretora-geral

A nova diretora é administradora e atua com funcionária da universidade há 12 anos

Autor: Da redação
Atualizado: 8h53
Fonte: Jornal de Tocantins

Jornal de Tocantins (06/05/09) - Kelen Beatris Lessa Mânica foi empossada na última segunda-feira como a nova diretora-geral do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). A mudança de diretoria partiu da Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (Celsp), mantenedora da Ulbra, após o então diretor do Ceulp/Ulbra, José Luiz Duizith, ser chamado para fazer parte da comissão de transição responsável pelo diagnóstico da real situação da instituição, que tenta se reerguer de uma crise financeira.

A nova diretora é administradora e atua com funcionária da universidade há 12 anos. Em 1998, Kelen Mânica iniciou na tesouraria da instituição e, posteriormente, assumiu o cargo de assessora administrativa.


Dificuldades da Ulbra em debate

Autor: Correio do Povo
Fonte: Correio do Povo

Correio do Povo (06/05/09) - A situação da Ulbra foi discutida ontem, em audiência pública na Assembleia Legislativa. O debate contou com representantes da instituição, além de profissionais e políticos das áreas de Educação e Saúde. Jonas Dietrich, do Comitê Gestor da Crise da Ulbra, explicou que o reitor Marcos Ziemer não participou, porque estava em compromissos para a regularização salarial dos profissionais. A Frente Parlamentar da Ulbra é coordenada pelo deputado Alberto Oliveira, proponente do debate.

Marcos Fuhr, da direção do Sindicato dos Professores do RS (Sinpro), observou que a crise está longe de ser vencida, mas destacou que a posse da nova reitoria tem um significado importante para a 'salvação' da universidade. Ele condenou o estilo de gestão e a falta de transparência da administração anterior e assinalou que a palavra de ordem agora é reestruturação. Já o diretor do Sindicato Médico do RS (Simers), Neio Lúcio Fraga Pereira, questionou como ficará o plano de saúde e os hospitais mantidos pela universidade. 'Os hospitais estão fechados, contabilizando 500 leitos a menos na região Metropolitana, sendo 70 de UTI. Ele relatou que a gestão compartilhada com prefeituras pode ser o caminho para a reabertura.

O Sinpro ingressou com ação na Justiça do Trabalho solicitando o bloqueio das contas bancárias do complexo Celsp/Ulbra e o pagamento dos salários de abril dos professores, que deveria ter ocorrido ontem. O titular da 2ª Vara do Trabalho de Canoas, juiz Volnei de Oliveira Mayer, acatou o pedido. A expectativa é de que o salário de abril seja depositado na sexta-feira. Já a audiência entre o Sindicado dos Trabalhadores em Saúde (Sindisaúde) e a reitoria da Ulbra, prevista para ontem, foi transferida para sexta-feira. 'Estamos angustiados, porque somos a única categoria que não foi recebida pela nova direção', disse o presidente do Sindisaúde, João Menezes.


Situação da Ulbra pautou debate na Assembleia Legislativa

Pauta foi a restauração econômica e administrativa da instituição

Autor: Da Redação
Atualizado:8h30
Fonte: Diário de Canoas

Diário de Canoas (06/05/09) - Representantes dos professores, profissionais de saúde, alunos e integrantes do Comitê Gestor de Crise da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) participaram na manha de ontem de audiência pública na Assembleia Legislativa. A pauta foi a restauração econômica e administrativa da instituição. Conforme os parlamentares, o processo de transparência da nova reitoria será decisivo à reconstrução da sua credibilidade.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Ulbra, deputado Alberto Oliveira questionou o repasse de mais de R$ 7 milhões efetuados pelo prefeitura de Canoas à Ulbra, em 2008, quando as contas da instituição estavam bloqueadas. "A atual gestão não deve deixar de divulgar as possíveis irregularidades ocorridas no passado para que a credibilidade da instituição possa ser reconstruída perante a sociedade e para que a Justiça possa buscar e punir os eventuais responsáveis".

Entre as sugestões apresentadas pelos parlamentares estão o pedido de apoio ao governo federal para viabilizar o projeto de reestruturação da universidade. A solicitação será repassada ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Foi indicada ainda a criação de um caixa específico para honrar salários dos professores e funcionários, além da manutenção da instituição.


São Paulo reclama

PERIGO EM PERCURSO RODOVIÁRIO

Autor: Da Redação
Atualizado: 7h43
Fonte: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo (06/05/09) - Recebi um e-mail de um passageiro contando sobre assaltos que estão ocorrendo nos ônibus Caprioli, no percurso Aeroporto Internacional de Guarulhos-Campinas. Ele contou que, às 21h30, ao entrar na marginal, um passageiro de terno e gravata colocou um capuz, sacou um revólver 38 e levou tudo dos demais (notebooks, relógios, anéis, alianças, carteiras, etc.). Depois mandou o motorista parar, desceu tranquilamente e lhe agradeceu. O motorista comentou que esse já era o 3.º assalto desse tipo na Viação Caprioli (todos recentes). Num deles, o ônibus foi levado para uma favela e os passageiros perderam até o que havia nas malas.

Keyvan Bueno Nikobin - São Paulo

BAIXA EM PAGAMENTO

Faço faculdade de Pedagogia a distância pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e sempre paguei a mensalidade em dia. No entanto, a baixa do pagamento de setembro de 2008, feito também em dia, até hoje não foi efetuada pela Ulbra. Até no meu demonstrativo do Imposto de Renda consta em aberto esse pagamento. Pelo tratamento que estou recebendo, acredito que a faculdade não valoriza seus alunos.

Ana Lucia Ferreira - São Paulo

O SALDO DA VIRADA

Os eventos da Virada Cultural superaram minhas expectativas! Andei por vários deles e não presenciei nenhum tipo de transtorno. Pareceu-me que todos estavam dispostos a curtir a festa numa boa. Vi limparem rapidamente o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú de manhã. Mas na Avenida São João o acesso para a limpeza era difícil pela quantidade de gente circulando. No ano que vem venho de novo e espero que o prefeito Kassab desista de afastar os palcos (pode elevá-los um pouco). O bom era andar de um evento a outro e ver as belas construções do centro. Certamente há muito a ser melhorado, mas a festa foi maravilhosa e emocionante.

Ana Cristina Salomon Capozzoli - Cambuí (MG)

Estou cansada de presenciar todos os anos o saldo dessa Virada Cultural, no centro, onde moro: calçadas e ruas se transformam em montanhas de lixo, com bêbados e drogados. Acrescente-se a isso a baderna, a poluição sonora, o vandalismo e a violência. No centro não há só comércio, mas também residências, pessoas que trabalham e que precisam dormir e acordar cedo. Pelo que sei, até segunda-feira não havia garis suficientes, pois foram "remanejados"! Sugiro que as próximas viradas ocorram nas regiões de Higienópolis e dos Jardins.

Emily Rodrigues Cardoso - São Paulo

A Central de Relacionamento com o Aluno do Ensino a Distância (EAD) pede desculpas à sra. Ana Lucia pela demora na solução de sua ficha financeira e explica que tal incidente se deu por questões burocráticas, como código de barras incompatível e outros meramente operacionais. Diz que tudo foi solucionado.

PORTABILIDADE DEMORADA

Fiz a alteração do meu número de telefone, desligando-me da Telefônica e comprando os serviços da NET, que oferece uma linha da Embratel. A empresa garantiu que, pela portabilidade, eu conseguiria manter o mesmo número de telefone e o serviço seria feito num prazo de 5 dias úteis, mas aguardo desde março. Tive de pagar a conta da Telefônica mais a conta da NET! Gostaria de tornar o caso público, visto que se trata de empresas expressivas no País e que não levam as nossas leis a sério.

Patrícia Andreolli - São Paulo

Fernanda Piccablotto, da Gestão de Clientes da NET, informa que a empresa entrou em contato com a sra. Patrícia no dia 4 de maio, que confirmou que a portabilidade foi efetuada e o sinal, normalizado.

 

Jornalistas participantes do livro dos 45 anos de ZH palestram a estudantes

Profissionais falaram em 17 faculdades diferentes sobre a história do jornal, reportagem e bastidores

Autor: Da redação
Atualizado: 6h53
Fonte: Zero Hora

Zero Hora (06/05/09) - Jornalistas de Zero Hora, participantes do livro 45 Reportagens que Fizeram História, conversaram ao longo da terça-feira com estudantes e professores de cursos de comunicação no Estado. Nos debates, no dia seguinte ao aniversário de 45 anos de ZH, os profissionais falaram em 17 faculdades diferentes sobre a história do jornal, reportagem, bastidores e esclareceram dúvida dos alunos.

Em Porto Alegre, Eduardo Veras falou aos alunos do Ipa/Metodista e Nilson Mariano conversou com estudantes da UFRGS. Sérgio Villar, Jones Lopes e Júlio Cordeiro participaram do debate na Ulbra, em Canoas. Confira os principais assuntos tratados pelos jornalistas nas outras universidades.

Porto Alegre

Paulo Sant'Ana e Ricardo Stefanelli

No auditório da Faculdade de Arquitetura da PUCRS, na Capital, 350 alunos de Jornalismo ouviram do cronista Paulo Sant'Ana lições aprendidas ao longo de 37 anos do exercício da profissão em Zero Hora. A mais singela, ressaltou, é a de que ninguém pode escrever se não lê. Ele próprio disse ter aprendido a escrever lendo poesia. E brindou o público com versos de poetas brasileiros no evento que comemorava os 45 anos de Zero Hora. Sant'Ana estava acompanhado do diretor de Redação de ZH, Ricardo Stefanelli, que apresentou aos alunos o livro 45 Reportagens que Fizeram História, lançado no dia do aniversário do jornal, 4 de maio.

Santa Cruz do Sul

Diogo Olivier

A função social do repórter e a cobertura esportiva pautaram o bate-papo entre os estudantes e professores do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o repórter especial de Esportes de Zero Hora Diogo Olivier, na manhã desta terça-feira, no campus da instituição. Depois de falar sobre as atividades diárias e a rotina na redação, o jornalista, que atua há 18 anos no Grupo RBS, foi questionado sobre a apuração de reportagens investigativas no Esporte, como as matérias que abordam especulações sobre a compra e venda de jogadores da dupla Gre-Nal. Olivier também relatou a nova rotina que segue há cerca de um mês, com a publicação da coluna online No Ataque, em zerohora.com.

Caxias do Sul

Rodrigo Lopes

O jornalista Rodrigo Lopes, 30 anos, falou durante duas horas com alunos de jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na manhã desta terça. Ele contou sua trajetória no jornal Zero Hora, iniciada no setor administrativo da Redação até chegar a subeditor de Mundo, e destacou duas das coberturas internacionais que já fez como enviado especial do Grupo RBS: os efeitos do furacão Katrina, que atingiu o sul dos Estados Unidos em setembro de 2005, e a guerra no Oriente Médio, em julho e agosto de 2006. Essas reportagens foram escolhidas para a palestra por integrarem o livro 45 Reportagens que Fizeram História, da RBS Publicações.

— O mais difícil nessas coberturas é chegar ao local e transmitir as matérias — contou.

Sobre ser um profissional multimídia, o jornalista, que atua em jornal, rádio, TV e internet, deixou sua dica aos estudantes:

— O mais importante é o texto.

São Borja

Letícia Duarte

Detalhes sobre os bastidores da reportagem que acompanhou duas mulheres na luta contra o câncer durante oito meses prendeu a atenção de estudantes e professores de jornalismo da Universidade Federal do Pampa, nesta terça-feira, em São Borja. A palestra da repórter de Zero Hora Letícia Duarte ocorreu no Centro Nativista Boitatá e integrou o 1º Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura, promovido pela universidade. Letícia apresentou ainda um vídeo institucional sobre a história do jornal. O clima da palestra foi de bate-papo com os estudantes, que puderam esclarecer suas principais dúvidas com a repórter.

Frederico Westphalen

Humberto Trezzi

Em Frederico Westphalen, no norte do Estado, o repórter especial de Zero Hora Humberto Trezzi conversou com os alunos do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors), que é uma extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No encontro, o repórter contou os bastidores de suas reportagens, das experiências nas viagens internacionais e da rotina da profissão. A palestra de Trezzi integrou a 2ª Semana Acadêmica de Jornalismo da instituição, que reuniu as quatro turmas de jornalismo do Cesnors.

São Leopoldo

Marcelo Fleury

Pelo menos seis turmas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a Unisinos, interromperam suas atividades para ouvir os bastidores de reportagem de Marcelo Fleury, em São Leopoldo. Recepcionado pelo coordenador do curso de Jornalismo, Edelberto Behs, Fleury encontrou os estudantes e os professores com a proposta de um bate-papo, no qual todos puderam questionar e tirar dúvidas sobre a rotina da redação de um jornal diário. Em nove anos de trabalho em Zero Hora, Fleury passou pelas editorias de Política, Geral e Mundo e relata no livro publicado por Zero Hora os 18 dias de uma expedição à Antártica.

Novo Hamburgo

Itamar Mello e Patrícia Rocha no Vale do Sinos

Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, os repórteres de Zero Hora Itamar Mello e Patrícia Rocha foram recepcionados, às 20h, no Centro Universitário Feevale. Os estudantes puderam entender os bastidores de uma grande reportagem com os relatos da matéria A Epidemia do Crack, publicada em julho de 2008 pela dupla. A reportagem foi uma das escolhidas para figurar no livro que comemora os 45 anos de Zero Hora. Num bate-papo descontraído com estudantes e professores, os jornalistas falaram sobre fontes, pautas e reportagens especiais, e contaram experiências pessoais de quando eram estudantes e como profissionais de ZH.

Pelotas

David Coimbra

David Coimbra conversou com estudantes de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que lotaram o auditório Dom Antônio Zattera. Entre assuntos sérios e descontração, o colunista de ZH contou histórias de reportagens dentro e fora do país. Uma intérprete da linguagem de sinais repassou o conteúdo da palestra a um estudante de jornalismo surdo e mudo.

— Apesar de não ouvir o que você diz no rádio, sempre leio sua coluna e reportagens na Zero Hora — disse Diogo de Souza Madeira, através da interprete.

— Se tem uma coisa que posso deixar para vocês é, definitivamente, que a leitura é fundamental para qualquer pessoa — disse David Coimbra.

Cruz Alta

Lúcia Ritzel

A repórter Lúcia Ritzel esteve no Salão Nobre do campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Às 20h, ela começou a interagir com os cerca de 200 estudantes de diferentes cursos que estavam presentes ao local. Depois de discorrer sobre o livro que marca os 45 anos de Zero Hora, Lúcia respondeu a questões dos alunos da universidade.

Ijuí

Moisés Mendes

Em Ijuí, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), o repórter Moisés Mendes participou do debate com estudantes. O evento começou às 20h. Aproximadamente cem pessoas estavam no Salão de Atos, no campus da instituição, para ouvir histórias dos 45 anos de Zero Hora e tirar dúvidas sobre o jornal. As principais questões abordadas foram sobre a adaptação do online dentro da redação do jornal.

Bagé

Carlos Etchichury

O Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) ficou lotado para acompanhar a palestra do jornalista Carlos Etchichury. Além de apresentar o livro "45 Reportagens que Fizeram Histórias", o repórter ainda relatou algumas experiências vividas em seus 10 anos que trabalha em Zero Hora.

Os 150 alunos do curso de Comunicação Social acompanharam os relatos de Etchichury. O jornalista falou sobre o trabalho dentro da redação. Foram usados exemplos de reportagens publicadas em Zero Hora e de como se planejam as pautas. No final, foi aberto um espaço para que os estudantes tirassem dúvidas.

— Este tipo de contato coloca diretamente o aluno com a realidade. É bom ouvir esses momentos, com um jornalista contando suas experiências e o que tem que enfrentar diariamente dentro da profissão — comentou o coordenador do curso, Orlando Carlos Brasil.

Lajeado

Dione Kuhn

A reportagem política e a rotina na redação de Zero Hora foram os principais temas abordados na palestra que a jornalista Dione Kuhn, editora de Política de ZH, ministrou na noite de terça aos alunos de comunicação social da Univates. Ela falou sobre a produção das reportagens especiais e exclusivas que fez sobre Leonel Brizola ao longo de seis anos nas páginas de ZH e sobre sua relação com a política hoje. Também abordou os detalhes da produção de uma reportagem investigativa em política.

Santa Maria

Carlos Wagner

Repórter especial de Zero Hora, Carlos Wagner esteve nesta terça-feira em Santa Maria, onde conversou com estudantes dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela manhã, jornalistas do Diário de Santa Maria, à tarde, e estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra), à noite. O jornalista falou sobre o livro 45 Reportagens que Fizeram História, que reúne textos publicados em Zero Hora ao longo de 45 anos. Wagner falou sobre a importância da liberdade de imprensa e sobre sua atuação como repórter. Aos estudantes, deu dicas sobre a formação, como a importância de dominar uma segunda língua e de conhecer história e os grandes clássicos da literatura, e falou sobre os desafios que esperam os jovens no mercado.

Documento produzido pelo Núcleo de Análise de Mídia da Informe Comunicação.
Sugestões: clippingulbra@informe.jor.br