26/03 a 27/03

Becker acha que a Ulbra foi traída em Canoas

Autor: Políbio Braga
Atualizado: 14h07
Fonte:Polibio Braga Online

Polibio Braga Online (26/03/09) - O reitor da Ulbra, Ruben Becker, diz para quem quer ouvir que foi “traído”. Os sujeitos ocultos da fala são o governo federal e a prefeitura municipal de Canoas.

Há desânimo e desalento no campus de Canoas.. O reitor ainda não falou em nomes próprios.

MEC começa a intervir na Ulbra

Autor: Políbio Braga
Atualizado: 14h09
Fonte: Polibio Braga Online

Polibio Braga Online (26/03/09) - Ainda não é uma intervenção federal, mas o ministério da Educação e Cultura finalmente resolveu se tocar sobre os desmandos administrativos e educacionais na Ulbra.

É o que dá a entender a Portaria 395, que acaba de ser publicada pelo MEC, mandando “sanear as deficiências de organização didático-pedagógica, corpo docente, corpo discente, técnico-administrativo e instalações físicas” do curso de Direito do campi de Ji-Paraná. O editor recebeu a informação nesta quinta-feira.

Se o MEC parar de fazer corpo mole sobre o que acontece nos demais campi, ampliará formidavelmente seu raio de ação. Como já informou esta página, a Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB Nacional, Simers e Cremers, no RS, confirmaram completa falta de condições para o funcionamento de vários cursos de Direito e de Medicina na Ulbra.

MEC começa a intervir na Ulbra

Autor: Políbio Braga
Atualizado: 15h12
Fonte: Polibio Braga Online

Polibio Braga Online (26/03/09) - Ainda não é uma intervenção federal, mas o ministério da Educação e Cultura finalmente resolveu se tocar sobre os desmandos administrativos e educacionais na Ulbra.

É o que dá a entender a Portaria 395, que acaba de ser publicada pelo MEC, mandando “sanear as deficiências de organização didático-pedagógica, corpo docente, corpo discente, técnico-administrativo e instalações físicas” do curso de Direito do campus de Ji-Paraná.

Se o MEC parar de fazer corpo mole sobre o que acontece nos diversos campi, ampliará formidavelmente seu raio de ação. Como já informou esta página, a Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB Nacional, Simers e Cremers, no RS, confirmaram completa falta de condições para o funcionamento de vários cursos de Direito e de Medicina na Ulbra.

Horta comunitária é orgulho na União dos Operários, em Canoas

Famílias cultivam de forma conjunta produtos que alimentam 160 pessoas

Autor: Francisco Eboli
Atualizado: 8h29
Fonte: Diário de Canoas


Diário de Canoas (27/03/09) - "Ela é nossa menina dos olhos e motivo de orgulho para todos aqui. É o pulmão da nossa vila." As palavras da educadora popular Ivonete Maria Almeida, 51 anos, ilustram bem a relação que a comunidade da Vila União dos Operários, no bairro Mathias Velho, tem com sua horta comunitária. O espaço, criado ainda quando a área foi ocupada no começo dos anos 80, é utilizado por 32 famílias associadas que cultivam produtos para a subsistência de cerca de 160 pessoas.
O grupo forma a Associação da Horta Comunitária União dos Operários.

Inicialmente disponibilizava apenas área para o plantio de alimentos. Hoje, conta também com uma creche que atende cerca de 30 crianças da vila e uma sala de informática. O próximo passo será a construção de uma cozinha para o beneficiamento da produção, com o objetivo de agregar valor aos produtos que são vendidos em feiras para a manutenção do espaço.

Cada associado recebe um canteiro para o plantio. A horta é voltada basicamente a moradores da vila e de seu entorno. "Cada um planta para si e sua família. Parte vai para atender a creche. Aquilo que sobra é trocado entre eles", explica Ivonete, que é diretora fiscal da entidade e há 15 anos participa da iniciativa.

Estreante na Câmara Municipal, o vereador Ivo Fiorotti (PT) acompanha a ideia desde sua gestação e hoje é um dos membros da associação. O parlamentar mora em frente ao local desde 1993. "Aqui, a responsabilidade do canteiro é individual, mas o uso da água, insumos e ferramentas é coletivo", explica.

Futuro

Na última semana, a Prefeitura concluiu a canalização de cerca de 110 metros de rede de esgoto nos fundos da horta, o que permitirá o cercamento total da área que hoje só possui telas nas partes da frente e laterais. Isso será feito com recursos da própria associação. "Era uma luta antiga. A cerca vai evitar a entrada de pessoas estranhas e o roubo dos produtos. Além de impedir o trânsito de animais, principalmente cachorros, no local", destaca Ivonete.

Os planos para o futuro são ambiciosos. Atentos à nova ordem mundial, produzem produtos orgânicos, sem a utilização de pesticidas. Nos planos estão a construção imediata de um reservatório para irrigar a horta com água da chuva e, posteriormente, trabalho com energia solar. Para tanto, contam com o suporte técnico do curso de Engenharia Agrícola da Ulbra e da Emater gaúcha.

Camargo Côrrea e Ulbra: alguma semelhança?

Autor: Blog Crise na Ulbra
Atualizado: 5h30
Fonte: Blog Crise na Ulbra

Blog Crise na Ulbra (27/03/09) - Dizem por aí que ambas as empresas andaram financiando algumas campanhas... Nada de ilegal nisto, é sempre bom ter políticos amigos.

Paralisação em caso de não pagamento

Autor: Blog Crise na Ulbra
Atualizado: 5h33
Fonte: Blog Crise na Ulbra

Professor: com as multas, a Ulbra está lhe devendo hoje cerca de 3 salários

Blog Crise na Ulbra (27/03/09) - Não deixe que 3 vire 4. Não importa o que digam (até por que dizem sempre), mas a probabilidade de recebermos o salário de março é próxima de zero.

A folha aumentou (por conta dos acordos com as outras categorias) e a receita diminuiu (ou você está vendo mais alunos este ano do que no ano passado?).

Parte do faturamento, e até mesmo os recursos do FIES, está penhorado. Matemática simples. Escreva para o Sinpro/RS (ou o seu sindicato) solicitando que seja marcada uma assembléia caso os salários não sejam depositados no dia 3 (dia 5 é domingo, então os salários devem ser pagos na sexta).

Não vamos mais esperar. Mas o sindicato só vai agendar uma assembléia se sentir que a categoria está mobilizada. E eles estão certos nisto. A força de cada sindicato reside na capacidade de mobilização de seus filiados.

Falem com os colegas, discutam a situação. Divulguem o blogue (as notícias aqui postadas conferem o grau de realidade da situação caótica pela qual passa a universidade e da falta de perspectivas de recebermos os próximos salários)

Vamos paralisar no início da próxima semana até que os salários sejam depositados. Sindicalistas: Será muito melhor se esta ação for coordenada com todas as categorias.

Documento produzido pelo Núcleo de Análise de Mídia da Informe Comunicação.
Sugestões: clippingulbra@informe.jor.br