PERNAMBUCO RECEBE A SUA PRIMEIRA
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)

O Governo de Pernambuco acaba de inaugurar a primeira das 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que vão formar a nova rede de assistência à saúde do Estado. A Unidade Gregório Lourenço Bezerra fica em Olinda e vai funcionar integrada ao Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), atendendo a população da área norte da RMR.

A UPA de Olinda contará com clínicos gerais, pediatras e traumato-ortopedista, além de ultrassonografista, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de saúde de nível médio, todos contratados pela Fundação Martiniano Fernandes  Hospitalar, mesma Organização Social responsável pelo Hospital Miguel Arraes.

A UPA Gregório Lourenço Bezerra funcionará juntamente com as Unidades que estão sendo concluídas em  Igarassu e Paulista. Elas serão inauguradas ainda em janeiro de 2010. As UPAs funcionarão 24 horas por dia, com capacidade para realizar até 500 atendimentos diários. Como  porta de entrada dos pacientes pernambucanos na rede de saúde, espera-se que as Unidades resolvam cerca de 90% dos casos que lá chegarem.


Infra-estrutura

Cerca de 150 funcionários vão trabalhar na Unidade de Olinda,  sendo 49 médicos. Nos  1,3 mil metros quadrados de área construída vão funcionar sete consultórios, sala de raio-x, área de acolhimento com classificação de risco, sala de inalação coletiva (nebulização), banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, brinquedoteca, entre outras instalações. Existem ainda 18 leitos, sendo quatro da área vermelha (mais graves). Para a construção de cada UPA foram investidos R$ R$ 4,2 milhões, entre obra e equipamentos.

Após a inauguração das UPAs de Igarassu e Paulista, com data prevista para os dias 11 e 18 de janeiro, o Governo de Pernambuco entregará as Unidades  da Imbiribeira, Caxangá e São Lourenço da Mata, que já estão em fase de conclusão.

Essa é uma publicação do Governo de Pernambuco, desenvolvida pela Rede de Mobilização Social da Informe Comunicação. Para mais informações, acesse www.pe.gov.br.