Semana Mundial de Aleitamento
Materno é comemorada em Pernambuco

Campanha elaborada pela SES estimula amamentação

Até o dia 08 de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A data tem o objetivo de fortalecer a mobilização para a importância da amamentação. A iniciativa já envolve mais de 120 países, inclusive o Brasil. A Secretaria de Saúde de Pernambuco faz seu papel lançando a campanha “Não desista da amamentação: a saúde do seu filho vai depender do seu esforço”.

Em Pernambuco, estima-se que 65,79% dos bebês com até quatro meses de vida tem a amamentação como única forma de nutrição. Os dados são do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) do Ministério da Saúde. O ideal é que todos os bebês tenham o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida. O aleitamento materno traz inúmeros benefícios, pois possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança e previne doenças futuras, que podem surgir na fase adulta, como diabetes, hipertensão, aumento da taxa de colesterol no sangue e infarto.

A campanha da Secretaria de Saúde busca alertar as futuras mamães, e as que já estão amamentando, para que não abandonem a prática. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma criança que não é amamentada tem 14 vezes mais chances de morrer por diarréia e 4 vezes mais chances de morte por doenças respiratórias.

 

Essa é uma publicação do Governo de Pernambuco, desenvolvida pela Rede de Mobilização Social da Informe Comunicação. Para mais informações, acesse www.pe.gov.br.